CLASSIFICAÇÃO DOS SINTOMASOs sintomas podem ser classificados conforme:• a localização em relação ao patógeno,• as alterações produzidas no hospedeiro e• a estrutura e/ou processos afetados. 5.
SINTOMATOLOGIA E DIAGNOSE DE DOENÇAS DE PLANTAS Sintomatologia é o estudo dos sintomas de doenças, de grande utilidade na diagnose. Qualquer manifestação das reações da planta a um agente nocivo pode ser considerada sintoma.
A seqüência completa dos sintomas de uma doença é conhecida por quadro sintomatológico. Os sintomas de doenças de plantas podem ser classificados de acordo com vários critérios.
A. - Sintomas abióticos podem ser parecidos com sintomas de doenças bióticas; - O agente abiótico geralmente não está presente no tecido da planta ou mesmo no ambiente durante a diagnose; - Agentes bióticos secundários podem invadir tecidos debilitados por fatores abióticos.
CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA: SINTOMAS NECRÓTICOS: São os sintomas que antecedem a morte ou a morte propriamente dita dos tecidos. - Plesionecrótico - Amarelecimento, Anasarca ou Encharcamento, Murcha.
Doenças de plantas são anormalidades provocadas geralmente por microrganismos, como bactérias, fungos, nematóides e vírus, mas podem ainda ser causadas por falta ou excesso de fatores essenciais para o crescimento das plantas, tais como nutrientes, água e luz.
Segundo Paulo César, se o caule estiver soltando cascas facilmente a árvore pode estar enfraquecida. “Em alguns casos nós percebemos uma podridão do caule, isso é perceptível. Insetos que estão se alojando podem provocar broca e uma quantidade grande de formigas.
Coloque água somente no substrato e só use adubo foliar em dias mais quentes, sempre no início da noite, e chacoalhe a planta para tirar o excesso de líquido das folhas. Não necessariamente aparecem todos os sintomas que vou mostrar, mas se você notar um sintoma de ácaros já é suficiente para gerar preocupação.
Embora a Embrapa Hortaliças não tenha trabalhos de avaliação do controle de pulgões com uso de detergentes na cultura da pimenta-malagueta, o manejo tende a ser semelhante ao de outras culturas. Assim, devem ser realizadas pulverizações semanais na proporção de 1% a 5% de detergente neutro dissolvido em água.
Uma boa receita para acabar não só com eles, mas também com pulgões e cochonilhas é a calda de cebola. Trata-se de um inseticida natural, que mantém os insetos longe de suas plantas sem envenenar sua família com produtos químicos. Bata no liquidificador 2 cebolas grandes em pedaços em 1 litro de água.
Conheça iscas apropriadas para o controle do problema No caminho das formigas, distribua os porta-iscas e abasteça-os até que as cortadeiras não recolham mais o conteúdo.
Detergente pode ser utilizado como mata formiga Uma das formas mais fáceis e baratas para matar formigas é a mistura de água com detergente. Você pode colocar o conteúdo do produto em um pulverizador para aplicar nos cantos ou frestas onde possa haver ninhos de formiga. 4– O detergente é um mata formiga de baixo custo.
Controle Químico O uso de produtos químicos é o método mais eficaz para eliminar as formigas cortadeiras. Somente as colônias das saúvas muito jovens podem ser destruídas mecanicamente, por meio de escavação. Entre as quenquéns, porém, o desafio está na descoberta do local dos ninhos.
Para afastar estes seres incômodos da sua casa e quintal, confira algumas receitas caseiras!
“A maneira mais prática é usar borra de café, que é um resíduo que praticamente toda casa produz”, aconselha Arajany. “Além de ser orgânico e evitar a produção de mais lixo, a borra espanta as formigas e também fortalece as plantas por meio do enriquecimento do substrato”.