O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.
No período composto por subordinação existe pelo menos uma oração principal e uma subordinada. A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando.
D- Qual é o único período composto por subordinação? "Nada como uma mulher para movimentar a economia." A oração "para movimentar a economia" é dependente da oração principal "nada como (ter) uma mulher". É classificada como oração subordinada adverbial.
Em síntese, um período composto por coordenação é formado por orações coordenadas; um período composto por subordinação é formado por uma oração principal e outra(s) subordinada(s); e um período composto por coordenação e subordinação possui os dois tipos de relações.
Classificação das orações subordinadas substantivas
Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem as funções específicas de um substantivo na relação de dependência com uma outra oração. ... 1 – Oração Subordinada Substantiva Subjetiva é aquela que exerce a função de sujeito da oração principal.
Resposta. Resposta: Essas orações exercem função de aposto da oração principal, ou seja, explicam ou esclarecem um termo anterior. Exemplo: Peço-lhe apenas uma coisa: que não me perturbes.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva. Oração Subordinada Substantiva Subjetiva - Exerce a função de sujeito.
Como você sabe, as orações substantivas tem esse nome porque equivalem a um substantivo. Veja essa equivalência: É preciso salvar o país. ¤ É preciso o salvamento do país.
Resposta. As orações que complementam o verbo são as orações subordinadas substantivas objetiva direita e objetiva indireta.
Para fazer a relação entre nomes e complementos, é necessário empregar alguma preposição. O substantivo "certeza", por exemplo, requer a preposição "de" (afinal, temos certeza "de" alguma coisa); o substantivo "insistência", por sua vez, exige a preposição "em" (insistência "nisso", "naquilo", "nas" mesmas idéias).
Encerramos as orações subordinadas substantivas com a apositiva:A oração subordinada substantiva apositiva exerce a função de aposto, isto é, explica, esclarece um termo anterior (da oração principal). Ex.: Peço-lhe encarecidamente um favor: não perturbe meu sossego. A oração sublinhada esclarece o termo favor.