As relações humanas no trabalho ocorrem de maneira ininterrupta, a partir da interação entre duas ou mais pessoas. Essa habilidade é essencial para obter um clima organizacional produtivo e harmonioso porque gera empatia, colaboração e o alinhamento de objetivos.
Relações sociais podem ser políticas, religiosas, culturais, familiares etc. Do ponto de vista sociológico, uma interação social representa uma troca elementar, de curta duração, enquanto uma relação social envolve uma sequência de interações entre as mesmas pessoas ao longo do tempo.
Integração é o ato de tornar inteiro (na íntegra), completar, inteirar. É usado mais em um sentido metafórico de juntar partes para formar um todo coeso, isto é: integrado.
A integração na empresa é um processo realizado pelas organizações para inserir os novos funcionários no ambiente de trabalho e também para engajar os colaboradores antigos a buscarem a qualidade em todos os procedimentos.
A Teoria da Integração Social Estritamente falando, a integração social, para Durkheim, promove um sentido de significado e propósito para a vida. Isto é, de acordo com Thoits (1982), a integração social leva ao suporte social, protegendo a pessoa contra problemas que podem levar a comportamentos desviantes.
Ao procurarem mobilizar o conceito de integração para o estudo dos imigrantes na Europa, Werth e colaboradores (1998) concluem que apesar de as definições de integração variarem, as dimensões fundamentais a considerar são geralmente três: a cultural, a económica e a social.
O processo de integração consiste em aplicação de informações e treinamento intensivo ao novo colaborador, visando ajustá-lo ao ambiente e às tarefas que lhe serão exigidas no cargo. 1. Apresentação das Políticas de Recursos Humanos (Visão, Missão e Valores).