Por meio de atividades psicomotoras desenvolve as capacidades sensoriais, preceptivas e motoras, propiciando a criança melhor coordenação. As atividades psicomotoras também auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, pois o desenvolvimento físico-motor e cognitivo caminha juntos.
O objetivo é sugerir movimentos corporais como subir, descer, rolar, rastejar, saltar, etc. A proposta é auxiliar o desenvolvimento motor e corporal de cada criança, desafiadas a testar suas próprias habilidades e evoluir, promovendo também a percepção corporal em relação as suas capacidades de movimento.
Essa forma de aprendizado, de maneira sensorial, é a base para a psicomotricidade e ajuda a melhorar a compreensão do mundo. ... Por mais simples que pareça, o Circuito Psicomotor influencia os processos de aprendizagem, alfabetização, escrita e leitura.
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.
Tonicidade é atividade postural dos músculos que fixa nas articulações em algumas posições determinadas, sendo assim solidária umas com as outras, que em seu conjunto compõem a atitude.
A Psicopedagogia e a Psicomotricidade não escapam à essa caracterização. ... "Não se concebe um psicopedagogo que trabalhe com o corpo estático e desconheça os movimentos desse no aprender. Não se concebe um psicomotricista que trabalhe com o corpo em movimento e não conheça o corpo discursivo do sujeito que aprende.
A ergomotricidade é uma ciência, mas é também uma prática que atua sobre o movimento com o objetivo de melhorar a postura, por ser ela uma atividade motora que exprime uma certa relação com o mundo exterior, o que se dá através da atividade muscular, das percepções visuais, auditivas e cinestésicas; pelas antecipações, ...