Ao receber restos mortais ou remanescentes humanos é necessário ler a descrição do local e as condições em que o cadáver foi encontrado, se o que foi encontrado no local e o que chegou ao Instituto Médico Legal (IML) são iguais (conferir se o que foi encontrado e o que chegou no saco de cadáver coincidem), quais as ...
Ao receber um corpo, o IML realiza um cadastro, no qual são preenchidas todas as informações do cadáver. Apenas após o cadastramento é que o corpo segue para a sala de necropsia, onde são realizados os exames forenses, que definem a causa da morte. ... Após esse cadastro, o corpo é encaminhado para a sala de necropsia.
Necrópsia : Exame de fragemnto de tecido morto, Biopsia : idem, tecido vivo.
médico legista
A primeira publicação versando sobre exame tanatológico no Brasil data de 21 de setembro de 1835 e relata a necropsia realizada no Regente João Bráulio Moniz (que havia morrido 22 horas antes da realização do exame), executada pelo cirurgião da família imperial, Hércules Otávio Muzzi.
Na sala de necropsia, o exame começa com a análise externa do corpo. Médico e auxiliar procuram furos de bala, lesões e até sinais que identificam o morto, como uma tatuagem ou uma cicatriz. Todos os detalhes são anotados e farão parte de um documento emitido pelo IML.
A autópsia veio de idade com Giovanni Morgagni , o pai da moderna patologia , que em 1761 descreveu o que poderia ser visto no corpo com a olho nu. ... Assim, no trabalho de Morgagni o estudo do paciente substituiu o estudo de livros e comparação dos comentários.
Em 1575, é publicado o primeiro livro de Medicina Legal do Ocidente, por Ambroisé Parré, que por tal façanha é aclamado, principalmente pelos franceses, como o "pai da Medicina Legal". Já no Período Moderno, na Itália, Paulus Zacchias, pública o primeiro Tratado de Medicina Legal, em 1621.
HISTORIA DA ANATOMIA. ... No século III A.C., o estudo da anatomia avançou consideravelmente na Alexandria. Muitas descobertas lá realizadas podem ser atribuídas a Herófilo e Erasístrato, os primeiros que realizaram dissecações humanas de modo sistemático.