No Brasil existem diversos exemplos de passivos ambientais provocados por empresas. Alguns deles são: Lixo descartado incorretamente. Emissão de gases poluentes.
[EcoDebate] Passivos ambientais são os danos causados ao meio ambiente representados pelas obrigações e responsabilidades sociais das empresas com os aspectos ambientais de suas atividades.
*Recuperação de áreas degradadas; *Indenizações por danos ao meio ambiente; *Reflorestamento; *Criação e execução de projetos para amenizar danos; *Pagamento de multas em razão de danos ambientais.
Definição contábil do passivo ambiental O passivo ambiental, assim como qualquer passivo, está dividido em capital de terceiros e capital próprio, constituindo assim as origens dos recursos da empresa.
Resposta. Ativo é aquele que atua e o passivo é aquele que sofre a atuação de outro.
Controle ativo e passivo Controle ativo é aquele que utiliza alguma fonte de energia externa para fazer seu trabalho, o passivo é feito por materiais isolantes. Ambos tipos de controle tendem a diminuir o ruído, deixando o ambiente mais confortável as pessoas que ficam neste meio.
Se plantarmos árvores – por exemplo – numa encosta, as árvores reduzirão avalanches, manterão o solo fértil e vão parar ou diminuir as enxurradas. Além disso, as árvores nas encostas, absorvem a água da chuva.
Criado em 2011, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) é um núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos em território brasileiro.
A CENAD é um módulo da CENSEC, Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados, e utiliza o seu controle de acesso. Por meio da CENAD é possivel autenticar digitalmente um documento, realizar a verificação de sua autenticidade e controlar os atos realizados dessa natureza.
Resposta. Resposta: O papel da defesa Civil e o CEMADEN na gestão dos riscos e desastres é de manterem-se continuamente vigilantes, acompanhando e apontando possíveis riscos e, com isso, buscar soluções e prevenções.
Pesquisas do Cemaden apontam fatores deflagradores de deslizamentos e o monitoramento mais eficaz. Chuvas, cortes verticais excessivos nas encostas, vazamentos pontuais em tubulações ou caixas d'água, infiltração de água servida (esgotos domésticos, fossas negras, etc.)
Eles ajudam a identificar as áreas de risco, evitando que maiores problemas ocorrem. A união desses dois órgãos, garante que seja possível fazer que tanto as pessoas como o meio ambiente seja protegido dos desastres ambientais, evitando que maiores riscos venham lhes ocorrer.
Resposta. Resposta: Defesa Cívil e CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
As ameaças entendidas como inundação, enchente, deslizamento de terra, etc. podem contribuir para a ocorrência e a severidade dos desastres, mas a vulnerabilidade humana, resultante da pobreza e da desigualdade social, potencializa os riscos.
No âmbito da saúde pública, para que um evento se constitua em um desastre, é necessário que combine alguns fatores, os quais devem ser bem compreendidos. ... Portanto, estes são os fatores que constituem um desastre: Evento detonador – ameaça ou perigo; Vulnerabilidade da população.
Como identificar um risco de deslizamento Se você observar rachaduras ou fendas em alguma encosta, o surgimento de minas d'água, a inclinação anormal de postes ou árvores fique atento. Estes são sinais de que a qualquer momento podem ocorrer deslizamentos de terra na encosta.
Os mais recentes casos de desabamentos no Brasil só reforçam que o perigo existe e não se pode fechar os olhos ou deixar para mais tarde. Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento.
Isto é, processo que implica em um desprendimento e locomoção de solo ou material rochoso. Para completar, esse fenômeno é comum em áreas de relevo acidentado. Principalmente em encostas. Além disso, pode acontecer em lugares sem ocupação humano.
Resposta. o governo fazer casas para os moradores que moram em áreas com risco de deslizamento .
Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.
Como evitar um deslizamento
Se você observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil (ligue para 199) e o Corpo de Bombeiros, assim como o máximo de pessoas que residem na área atingida. Além disso, afaste-se e oriente os curiosos para que se mantenham afastados do local do deslizamento, pois pode haver novas ocorrências.
Desastres de deslizamento de terra ocorrem regularmente. Um deslizamento de terra pode destruir casas, destruir uma estrada ou desencadear eventos mais catastróficos, como inundações, se ocorrerem no lugar errado e na hora errada.
Os motivos que desencadeiam esse processo estão ligados à forma de relevo, estrutura geológica do terreno, além das ações humanas que intensificam os deslizamentos: retirada da cobertura vegetal de áreas de relevo acidentado, habitação em locais impróprios, oferecendo condições propícias para o desenvolvimento desse ...
Se você observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil do seu Município e o Corpo de Bombeiros, bem como o máximo de pessoas que residem na área do deslizamento; Afaste-se e colabore para que curiosos mantenham-se afastados do local do deslizamento, poderá haver novos deslizamentos; 5 – Posso ...
10 soluções possíveis para diminuir os riscos de enchentes nas cidades:
O desmatamento de encostas e as ocupações irregulares em morros são considerados “fatores de risco” para deslizamentos. Primeiro, porque a vegetação costuma amenizar o impacto da chuva, já que suas raízes ajudam a estabilizar o solo.
Escorregamentos são quando a terra de um local, literalmente, escorrega. É mais comum ocorrer em morros. Isso ocorre devido à falta de vegetação (não há o que segure e sustente o solo), chuvas fortes em locais desmatados....