Os pterodáctilos eram carnívoros. Muitos tinham garras e dentes afiados, que usavam para capturar suas presas. Os que viviam perto da água alimentavam-se, em geral, de peixes. Os que viviam longe da água comiam pequenos animais.
Alguns cientistas mencionaram até mesmo a hipótese de que os pterossauros, entre eles o mais conhecido, o pterodáctilo ("dedo voador" em grego antigo), simplesmente não podiam voar. Com sua envergadura que podia alcançar os 12 metros e pesando cerca de 200 kg, decolar não devia ser coisa fácil para os pterossauros.
50 a 75 cm
Os padrões de suas asas davam manobras extraordinárias no ar, segundo estudos anatômicos. Pense nos planadores marinhos da atualidade (albatroz ou fragatas), o voo dos pterossauros podem ser comparados com eles. Mesmo em pterossauros maiores, a velocidade de decolagem era baixa, mais ou menos 4 m/s em um Pteranodon.
O pterodátilo era bem menor (envergadura de 70 cm, em comparação com os 7,5 metros do pteranodonte). A crista dos pterodáctilos não era óssea, mas sim carnosa. ... No entanto, eles provavelmente tinham táticas de pesca diferentes, pois os pterodáctilos tinham dentes e os pteranodontes não.
De uma maneira ou de outra, por volta de 225 milhões de anos atrás, os pterossauros voavam de verdade. Não davam saltos prolongados. Nem planavam por curtas distâncias, como fazem certos esquilos atualmente. Voavam para valer, estabilizando as manobras no ar com ajuda de uma cauda tão longa quanto sólida.
O pteranodonte é um dos maiores pterossauros que existiram, marcado por uma longa crista e pela ausência de dentes. Acredita-se que eles costumassem voar em bando e planar sobre a superfície do oceano à procura de peixes que agarravam e engoliam com seus bicos.
Os pterossauros não compartilham muitas destas características anatômicas com os dinossauros, por isso não são considerados como tais. São, no entanto, répteis que conviveram com estes animais e, assim como os dinossauros, chegaram a tamanhos impressionantes.
O desaparecimento dos dinossauros Fósseis encontrados no mundo inteiro mostram que os dinossauros eram um próspero grupo de animais, até desaparecerem subitamente cerca de 66 milhões de anos atrás.
Acredita-se que os dinossauros apareceram há, pelo menos, 233 milhões de anos, e que, por mais de 167 milhões de anos, foram o grupo animal dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período Triássico até o final do período Cretáceo, há cerca de 66 milhões de anos, quando um evento catastrófico ...
Idades dos patriarcas