O positivismo é uma corrente filosófica do século XIX que aposta na ordem e na ciência para a obtenção de progresso social. ... O progresso, que é uma constatação histórica, deve ser sempre reforçado, de acordo com o que Auguste Comte, criador do positivismo, chamou de Ciências Positivas.
O positivismo possibilitou um grande desenvolvimento ideológico, político e social para o Brasil, introjetando uma real importância na evolução das ideias questionativas. ... A influência da doutrina de Comte ficou marcada definitivamente na bandeira brasileira pelo lema "Ordem e Progresso".
O Positivismo acreditava na possibilidade da redução de todos os fatos sociais e humanos a leis científicas. Com isso, acreditava na possibilidade de uma síntese de todo o conhecimento humano. ... Com isso, o entendimento dessas leis permitiriria um desenvolvimento social e histórico passível de gestão científica.
O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Auguste Comte e John Stuart Mill.
Auguste Comte (1798-1857) foi um filósofo francês, nascido em Montpellier, França. É conhecido como o criador da corrente de pensamento denominada “Positivismo”. Comte realizou seus primeiros estudos em sua cidade natal.