Homeotermia é uma característica de alguns animais que lhes permite manter sua temperatura corporal relativamente constante à causa de uma alta taxa metabólica gerada pela intensa combustão de alimento energético nas células e/ou por meio de comportamentos associados a trocas de calor com o ambiente.
Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. ... A pele pode apresentar escamas (cobras), placas (jacarés, crocodilos) ou carapaças (tartarugas, jabutis).
Os répteis usam vários métodos para se locomover. A maioria dos lagartos anda sobre quatro patas. Outros usam apenas as pernas traseiras para correr. Algumas espécies de cobras e de lagartos sem pernas locomovem-se sobre a barriga, empurrando o corpo para a frente.
Alguns répteis podem sobreviver a grandes flutuações de temperatura (-2 ate 41° C para algumas tartarugas), mas para sustentar a atividade, as temperaturas corporais são reguladas numa amplitude pequena, entre 25 e 37° C. ... Vários mecanismos fisiológicos também regulam a temperatura corporal.
Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.
A temperatura corporal média dos mamíferos pode variar dentre os 36° graus até os 40°.
São incapazes de manter constante a temperatura de seu corpo, por isso são chamados animais de sangue frio (pecilotérmicos). A pele fina, rica em vasos sanguíneos e glândulas, através da respiração, permite-lhes, a absorção de água, que funciona como defesa orgânica.
A faixa ideal de temperatura da água para o desenvolvimento adequado dos peixes de águas tropicais encontra-se entre 20°C e 28°C, com consumo máximo de alimentos ocorrendo entre 24°C e 28°C.
Grupo dos sapos, rãs, pererecas, salamandras, cecílias e cobras-cegas. Os anfíbios são animais vertebrados que, ao contrário dos répteis, possuem o corpo sem escamas. Por esse motivo é que a maioria deles apresenta pele lisa, fina e úmida.
A pele dos anfíbios é lisa, vascularizada e permeável. Os anfíbios não ingerem água, ela é obtida através da pele, que também executa a troca gasosa entre o sangue e o ar. É rica em glândulas e está sempre úmida.
Os anfíbios mais conhecidos são os sapos, rãs e pererecas: os representantes da Ordem Anura. Eles não possuem cauda na fase adulta. Já os da Ordem Caudata, ou Urodela, representados pelas salamandras, apresentam corpo e cauda longa.
A pele de peixes pode ser identificada como composta por escamas ou ainda, por placas, presentando características únicas além de específicas para o meio em que vivem.
Os peixes ósseos possuem características que os distinguem dos cartilaginosos, como endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, presença de bexiga natatória, entre outras.
Condrictes, ou peixes cartilaginosos, são peixes cuja principal característica é a presença de um esqueleto constituído predominantemente por cartilagem. Os condrictes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, pertencem à classe Chondrichtyes e são representados por tubarões, arraias e quimeras.
Chamamos de espinha os ossos mais finos de certos peixes. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) 3 - Forma comum de se referir à coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, ou coluna espinhal (ou espinal).
Anatomia do Peixe
Resposta: O esqueleto dos peixes ósseos tem três estruturas principais: crânio articulado, com maxila e mandíbula, coluna vertebral e raios que sustentam e dão forma às nadadeiras.
Com quais peixes devo tomar cuidado?