O BGP é um protocolo de conversa e tem como função principal a troca de informações de roteamento. Assim, quando um novo roteador se conecta a uma rede, os roteadores da rede conversam entre si e atualizam suas tabelas de rotas. O mesmo acontece quando alguma rota se altera.
BGP (Border Gateway Protocol) Caracteriza-se por ser um protocolo de roteamento interdomínios, criado para uso nos roteadores principais da internet. O BGP foi projetado para evitar loops de roteamento em topologias arbitrárias, o mais sério problema de seu antecessor, o EGP (Exterior Gateway Protocol).
Routing Information Protocol (RIP) é um protocolo de roteamento, baseado no algoritmo Vetor-Distância, projetado para ser usado como um Interior Gate Protocol em redes de tamanho moderado com diâmetro máximo de 15 saltos.
A diferença entre o roteamento estático e o dinâmico é que as rotas estáticas são inseridas manualmente na tabela de roteamento pelos administradores de rede. Já o roteamento dinâmico utiliza protocolos de roteamentos que ajustam automaticamente as rotas.
Roteamento estático Prós e Contras O roteamento estático tem os seguintes benefícios: ● Sem processamento extra e recursos adicionados, como no caso de protocolos de roteamento dinâmico; ● Nenhum requisito de largura de banda extra causado pela transmissão de pacotes excessivos para o processo de atualização da tabela ...