Juntos, o córtex e as pirâmides da medula renal constituem a parte funcional, ou parênquima do rim. No parênquima estão as unidades funcionais dos rins - os NÉFRONS. A urina, formada pelos néfrons, drena para os grandes ductos papilares, que se estendem ao longo das papilas renais das pirâmides.
O parênquima é um tecido do sistema fundamental que desempenha diversas funções. Sabemos que assim como os animais, as plantas são formadas por tecidos. ... Esse tecido está relacionado com as mais variadas funções no vegetal, entre elas, o armazenamento de substâncias, fotossíntese, secreção e transporte.
Os rins são retroperitoneais, ficando sobre o músculo psoas. Eles têm diâmetro longitudinal de 9 a 13 cm, e espessura do parênquima > 1cm.
Os néfrons são as estruturas funcionais do rim, em que ocorre a filtração do sangue e a formação da urina. Cada néfron é formado por um corpúsculo renal e um túbulo. O corpúsculo consiste em um emaranhado de capilares (glomérulo) envolvidos por uma estrutura chamada cápsula glomerular ou cápsula de Bowman.
A formação da urina acontece nos néfrons e envolve três etapas básicas (filtração, reabsorção e secreção) que garantem a eliminação de produtos indesejáveis. A urina é uma substância constituída por produtos do metabolismo e substâncias que estão em excesso no organismo.