A metodologia de pesquisa apoiada na técnica dos grupos focais considera os produtos gerados pelas discussões grupais como dados capazes de formular teorias, testar hipóteses e aprofundar o conhecimento sobre um tema específico.
Para a composição do grupo focal, há que se considerar que os integrantes possuam entre si ao menos uma característica co- mum importante, e os critérios para a seleção dos sujeitos sejam determinados pelo objetivo do estudo, caracterizando-se como uma amostra intencional.
São identificados, contudo, outros propósitos de caráter mais específico na utilização dos grupos focais na pesquisa, tais como: focalizar a pesquisa e formular questões mais precisas de investigação; subsidiar a elaboração de instrumentos de pesquisa experimental e quantitativa; orientar o pesquisador para um campo de ...
Grupo de discussão (ou focus group) é uma das técnicas mais antigas e comuns em pesquisa qualitativa. É a reunião de várias pessoas (geralmente de 6 a 10) com características em comum, como “mulheres que compram sapatos na internet”. Um moderador organiza e estimula a discussão, propondo tópicos.
Lista de discussão, também denominado grupo de discussão é uma ferramenta gerenciável pela Internet que permite a um grupo de pessoas a troca de mensagens via e-mail entre todos os membros do grupo.
O objetivo da lista de discussão é debater um assunto, via e-mail (correio eletrônico), com os participantes cadastrados nesta lista, configurando-se numa comunidade colaborativa virtual que se reúnem “em torno de interesses bem determinados e operam via e-mails como forma de contato” (MARCUSHI, 2001).
Um fórum de discussão é uma ferramenta online com o propósito de promover debates através de trocas de mensagens. Geralmente, um fórum de discussão possui um tema central e subdivisões chamados de tópicos, onde as pessoas trocam informações sobre determinado detalhe desse tema.
As entrevistas em profundidade são uma técnica qualitativa que permite explorar um ou mais temas, com maior profundidade do que as entrevistas face to face comuns, dado que o objectivo destas últimas passa essencialmente por quantificar, e as questões colocadas têm de seguir uma linha que permita esse fim, seja com ...
"Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas ...
Para Thiollent (1987), a pesquisa - ação é um tipo de pesquisa centrada na questão do agir e supõe uma participação dos interessados na própria pesquisa organizada em torno de uma determinada ação planejada para intervenção com mudanças dentro da situação investigada.
Entenda como funciona uma pesquisa etnográfica e qual a sua importância. Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
A Etnografia é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais. Uma das principais pesquisas qualitativas, como já falamos acima, é a Pesquisa Etnográfica. ...
etnografia é um método de pesquisa em ciências sociais que se baseia em experiências pessoais dentro de uma cultura ou um grupo de assuntos. ... A pessoa que estuda etnografia é conhecida como etnógrafa. Um etnógrafo é obrigado a conviver com os membros da comunidade por algum tempo como parte de seu aprendizado.
A etnografia é o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. ... A base de uma pesquisa etnográfica é o trabalho de campo. Ela é um exercício de alteridade por que. descreve os costumes e as tradições de um grupo humano.
A etnografia busca descrever a vida tal como é vivida e experimentada por um povo, em um lugar específico e em um tempo determinado. A antropologia, em contraste, é uma investigação sobre as condições e possibilidades da vida humana no mundo.
Nesse contexto, o conhecimento científico acerca do passado das populações amazônicas, adquirido através dos estudos linguísticos, pode ser correlacionado com o conhecimento arqueológico, antropológico, genético, contribuindo para estabelecer padrões culturais da ocupação humana na Amazônia.
A etnografia é o método da Antropologia e é conhecendo o que é esta disciplina e pelo que tem passado que podemos efetivamente entender em que ela consiste. ... O método etnográfico – suas virtudes e vicissitudes – se entende apenas conhecendo como ele se desenvolveu dentro da Antropologia.
O uso da imagem na pesquisa antropológica, aqui considerada como etnofotografia, atualmente tem a credibilidade, enquanto linguagem, no estatuto dos pesquisadores de campo, como um dos instrumentos de escrita científica.
Todos esses são aspectos subjetivos dos diferentes povos do planeta. O método antropológico consiste, basicamente, na prática da etnografia (descrição do trabalho de campo) e etnologia (síntese dos conteúdos descritos em campo). Deste modo, por meio da análise crítica, é possível interpretar os fenômenos descritos.
Pioneiro do método de observação-participante e do paradigma funcionalista, Bronislaw Malinowski consolidou a antropologia como uma disciplina acadêmica com objeto, método, teoria e instituições próprios.
Etnografia é o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias. Do grego ethos (cultura) + graphe (escrita).
Antropólogo polonês, considerado fundador da escola funcionalista da Antropologia. Para ele a cultura é uma totalidade em funcionamento que integra hábitos, costumes, técnicas e crenças. Também estabeleceu a pesquisa de campo como elemento fundamental do estudo antropológico. ...
Franz Boas e Bronislaw Malinowski, especialmente o segundo, são considerados os pais da etnografia enquanto método antropológico. ... Boas buscava o significado dos costumes no contexto particular em que eram praticados.