Xangô é um orixá que tem o controle sobre os raios e trovões e que também expele fogo pela boca. Ele aparece com um machado de duas faces em virtude de sua inclinação guerreira. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.
"Kaô Kabecilê" é uma expressão que significa “Venham Saudar o Rei”. Essa expressão é utilizada quando Xangô vem para a Terra. Poderoso, esse orixá ilumina a Terra com sua luz e é amplamente saudado por seus fiéis.
Quem é filho de Xangô não suporta injustiças, não aceitam cruzar os braços para aquilo que consideram errado, correm atrás do que é certo e não se dão por vencidos até conseguir. ... A fortaleza dos regidos por Xangô vem da crença que possuem em si mesmos, por isso são grandes vencedores na vida.
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
Oxalufã (em iorubá: Òṣàlùfàn) ou Oxalufom (em iorubá: Òsàlúfón), Orixá africano cultuado em todo o Brasil por todas as religiões afro-brasileiras, identificado no jogo do merindilogum pelo odu ofum ou ejiocô e representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado ibá de ...
Eles não comem abóbora por gratidão, por acreditar na lenda que Iansã, ao ser perseguida, se salvou ao se esconder em uma plantação de abóbora.
Euó (em iorubá: Ewó), quizila (kizila) ou quijila (kijila) são regras de conduta do candomblé e da religião iorubá. São exigidos pelos orixás na feitura de santo e na iniciação em Orumilá, determinando o que um elegum (iniciado no candomblé) não pode comer ou fazer, durante um curto ou longo período da sua vida.
A jack-o'-lantern (do inglês Jack da Lanterna) é o apelido em língua inglesa dado a uma abóbora iluminada feita como enfeite para o Dia das Bruxas (ou Halloween, em inglês). Em Portugal, esse enfeite é chamado de coca.
Na Região Nordeste do Brasil, a abóbora (C. moschata) é também conhecida como abóbora de leite ou jerimum de leite. A espécie C. maxima, que na região Sul e Sudeste do Brasil é popularmente conhecida como moranga, tem a denomi- nação de jerimum ou jerimum caboclo na região Nordeste.