Quando assunto é veículo, diversas dúvidas podem surgir a respeito de financiamento, seguros, tabelas de precificação e suas diferenças. Pensando nisto criamos um conteúdo para explicar todos os detalhes sobre a Tabela Molicar. Vem com a gente e aproveite a leitura 🧡
Sua vantagem em oferecer informações detalhadas sobre um veículo, é muito usada para determinar um valor mais próximo do que o veículo de fato vale, descrevendo suas especificações e auxiliando as seguradoras a precificar o seguro.
Seus levantamentos são baseados em 35 anos de dados, trabalhados sempre de maneira muito técnica, o que torna ainda mais clara a imparcialidade e veracidade das informações publicadas.
Essa tabela foi criada por uma empresa independente de mesmo nome que não visa a comercialização de veículos ou peças. Publicada a primeira vem em 1994 ela vem desde então se tornando referência no mercado automobilístico.
A tabela da Fundação Índice de Pesquisas Econômicas (ou FIPE) também é um dos principais meios de saber o valor de compra e venda de um carro; entretanto, ela analisa os veículos de maneira mais geral.
Mas e aí, qual é a melhor? A resposta é bem simples. Avalie bem o seu carro na hora de vendê-lo e veja se é mais interessante utilizar a tabela Molicar, em caso de vários adicionais instalados, ou a tabela Fipe, que considera valor médio dos veículos sem muito detalhamento.
O mesmo se diz para o proprietário que está vendendo um veículo: imagine-se que há freio ABS e que, por isso, a tabela Molicar indica que ele deve ser vendido por R$ 32.000,00.
A tabela Molicar tem informações mais especificas sobre os veículos, sendo bastante usada pelas companhias de seguros que as auxiliam na hora de pagar a indenização em caso de perda total, roubo ou furto.
Normalmente, a Molicar é indicada quando a pessoa quer lucrar um pouco a mais com a presença de adicionais no veículo; além disso, ela é interessante especialmente para as pessoas jurídicas, que fazem transações regularmente com esse tipo de bem.
A Tabela Molicar foi criada em 1994, por uma empresa chamada Molicar. Essa tabela surgiu pela necessidade de considerar informações mais específicas para precificar os veículos no mercado.
A tabela Molicar leva em considerações todos os aspectos específicos do carro, como ar-condicionado, e outros equipamentos que foram adicionados para calcular um valor de mercado ao veículo.
O Tabela Fipe Brasil é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com a FIPE. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre a Tabela Fipe de veículos.
Gostou das novidades? Então siga o @clubmotor clicando na estrela”☆” e receba informações sobre lançamentos e participe das nossas promoções exclusivas!
É importante ressaltar que a empresa que realiza as divulgações não tem nenhuma relação com as montadoras de veículos ou com empresas que vendem produtos para carros. Ao longo do tempo, observou-se a necessidade de uma precificação mais precisa dos carros com acessórios extras, detalhes e motor diferente para trazer um valor exato em cada tipo de veículo.
A principal diferença entre a Tabela Molicar e a Tabela FIPE reside no método de precificação que cada uma oferece. A Tabela FIPE é uma ferramenta amplamente usada e gratuita, geralmente aplicada por concessionárias, empresas e indivíduos que desejam vender seus veículos ou por organizações que oferecem serviços de seguro automotivo. Por outro lado, a Tabela Molicar é mais indicada para quem busca informações detalhadas sobre um veículo, incluindo seus equipamentos e configurações específicas de cada modelo. Ela é recomendada para negociações de venda que não envolvam a intermediação de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
Os valores que constam na tabela Molicar consideram a estimativa de preço de comercialização do automóvel, com itens específicos e particularidades incluídas na avaliação. Como, por exemplo, trio elétrico e freios ABS.
Ambas as tabelas desempenham um papel importante no mercado de veículos, atendendo a diferentes necessidades. A escolha entre a Tabela Molicar e a Tabela FIPE depende do contexto e das características do veículo em questão. Se você está vendendo um carro com vários equipamentos adicionais, a Tabela Molicar é a opção mais indicada, pois leva em consideração esses detalhes. Por outro lado, se a negociação envolve um veículo com características mais comuns e sem muitos extras, a Tabela FIPE, que considera os valores médios de mercado, pode ser suficiente.
A diferença está no modo de precificação que cada uma oferece. A tabela Fipe é uma forma gratuita e mais usada em concessionárias, empresas e pessoas físicas que procuram vender seu veículo ou na maioria das organizações que oferecem seguros de carro.
Agora que você está mais informado sobre a Tabela Molicar, como ela é calculada e as diferenças em relação à Tabela FIPE, não deixe de consultar o valor do seu carro usando essa ferramenta.
O passo a passo é bem simples. A consulta pode ser feita no site oficial da empresa indicando as informações abaixo:
Assim, você tem acesso a muito mais dados que te levam a tomar decisões assertivas e fechar bons negócios.
A tabela FIPE é gratuita e, por isso, costuma ser a mais utilizada pelas empresas ou pessoas físicas que vendem carros, ou mesmo pelas seguradoras. Já a tabela Molicar é mais comum para quem deseja, realmente, informações detalhadas, desde que essa pessoa ou companhia esteja disposta a pagar pelos dados.
A Tabela Molicar já está no mercado há mais de duas décadas. Ela é uma das tabelas de preços de mercado utilizadas pelas seguradoras para calcular valores de indenizações a seus segurados e também para a pesquisa de preços médios de veículos.
Como consultar
Para descobrir o código de um veículo na tabela Fipe, basta entrar no site da Fipe, localizar o botão "Índices e Indicadores" e clicar nele. Na página seguinte, clique no botão "Preço médio de veículos". O próximo passo é selecionar a categoria que você deseja consultar.
Para consultar a tabela FIPE pela placa, basta acessar o site: https://veiculos.fipe.org.br/ e seguir o passo a passo: Clicar em Índice e Indicadores. Preço médio dos veículos. Selecionar a categoria que deseja consultar.
Código FIPE no documento do carro Você não vai encontra-lo na guia do RENAVAM, muito menos vai conseguir descobri-lo pelo número do chassi do automóvel. Essa informação é fornecida única e exclusivamente pela própria FIPE.
Para se chegar ao valor do índice, divide-se o preço médio das semanas de referência pelo preço médio das semanas base. Por exemplo, na segunda quadrissemana de novembro de 2018, o período de referência do IPC Fipe vai de 16 de outubro a 15 de novembro.