Na prática clínica, as frutas que apresentam maior potencial alergênico são: banana, abacate, kiwi, melão, morango e uva.
A alergia na pele pode ter diversas causas, que incluem:
Nas crianças, as alergias alimentares mais comuns são:
Os principais sintomas da alergia são manchas vermelhas, coceira, respiração difícil e inchaço, principalmente, nas pálpebras, face, lábios e língua.
Por definição, alergia alimentar se trata de uma reação do sistema imunológico a algum componente presente em um determinado alimento. A função do nosso sistema imunológico é proteger o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas.
O que fazer: pode-se aplicar compressas frias nos olhos por 2 ou 3 minutos para ajudar a reduzir os sintomas, usar colírio antialérgico, como o cetotifeno, ou tomar antialérgicos, como fexofenadina ou hidroxizina, conforme orientação médica.
Pode demorar de 48 horas a 72 horas para se manifestar. Os sintomas são mais leves e consistem em: inflamação, coceira. Para tratar, o ideal é evitar o contato com o produto causador da alergia e usar pomadas.
O que fazer: Nestes casos, deve-se chamar uma ambulância ou levar a pessoa imediatamente para o hospital, porque ela corre risco de vida. Ainda na ambulância, podem ser iniciados os primeiros socorros com a administração de anti-histamínicos, corticoides ou remédios broncodilatadores, para facilitar a respiração.