A definição clássica de lead time, que vem da Engenharia de Produção, é o tempo decorrido entre a chegada de um pedido efetuado por um cliente até a entrega do produto.
Abaixo listamos os três principais:
Na produção, o lead time é o intervalo de tempo necessário para que o material passe pela fabricação – do primeiro até o último processo – e esteja pronto para outra etapa. Ou ainda, o de entrega, intervalo de tempo necessário desde o momento que o cliente adquiriu a mercadoria até que ele realmente a tenha em mãos.
Não há um modelo para calcular o Lead Time, as variáveis dependem de cada processo, mas listar os produtos, estabelecer o tempo necessário e considerar a realização do inventário são alguns dos passos que devem ser cumpridos independentemente do segmento e do produto.
Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo). Dessa forma: 100 x 8 = 800 => o tempo produtivo.
Como calcular o OCT (Order Cycle Time)? O cálculo do OCT é bem simples: basta subtrair da data de entrega a data de realização do pedido e dividir pela quantidade total de pedidos enviados.
Assim, entende-se que o ciclo do Lead Time segue as seguintes etapas:
Em projetos de investimento internos, um valor de WIP é calculado por antecipação aos custos que estão sendo em letras maiúsculas nas contas do balanço quando o projeto é concluído. Você pode calcular os valores de WIP com base no valor de custo ou no valor de venda. O método usado depende do tipo de projeto.
O Cycle Time é o tempo que um card leva para ser entregue a partir do momento em que começou a ser trabalhado. No exemplo da imagem acima temos um board com 4 tarefas finalizadas, onde cada uma delas levou respectivamente 3, 5, 7 e 4 dias para ser entregue após ter saído da coluna A Fazer.
O conceito de lead time é empregado no Lean Manufactoring, e é uma iniciativa que visa eliminar desperdícios, ou seja, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa. O que vai de encontro ao pregado no Scrum.
São elas:
Sendo assim, o único jeito de saber a velocidade do time é fazendo com que ele rode de uma a três sprints, de preferência com a mesma formação, para ter uma média e poder descobrir essa métrica.
O Scrum Guide orienta que o Time de desenvolvimento deva ser pequeno o suficiente para se manter ágil e grande o suficiente para poder completar um trabalho significativo na Sprint. O Scrum Guide também recomenda um range de 3 até 9 pessoas para compor o Time de Desenvolvimento.
As 5 principais métricas ágeis usadas para otimizar a entrega do projeto:
Basicamente, story points são números abstrados que dão a ideia de proporcionalidade entre os requisitos (estórias)....Ela é facilmente calculada, basta somar um número ao anterior, começando do número 1, veja só:
Como resultado final, o total de Business Complexity Points da história que está sendo estimada será calculado através da soma ponderada das pontuações de todos os itens de complexidade que a compõem.
Os story points são a forma de medir o tamanho de um projeto ágil. Basicamente, story points são números abstrados que dão a ideia de proporcionalidade entre os requisitos (estórias). Sem muita complicação, vamos ao passo a passo, usando a técnica do Planning Wall.
Passo a passo do Planning Poker
Em resumo, Planning Poker é uma técnica ágil usada na Metodologia Scrum para que a equipe do projeto possa estimar um conjunto de tarefas rapidamente. Com as User Stories (histórias de usuário) em mãos, cada um da equipe sinaliza quanto a estória representa pra si mesmo.
O Sprint Planning Meeting é uma reunião na qual estão presentes o Product Owner, o Scrum Master e todo o Scrum Team, bem como qualquer pessoa interessada que esteja representando a gerência ou o cliente. Durante o Sprint Planning Meeting, o Product Owner descreve as funcionalidades de maior prioridade para a equipe.
A resposta é simples, o objetivo da planning é fazer com que o time planeje tudo que ele vai fazer no próximo sprint. Logo, para que alcance o objetivo é necessário que os itens do Product Backlog estejam refinados e prontos para que o time trabalhe em cima deles. Ou seja, é necessário que esses itens estejam Ready.
O Sprint Planning Meeting é uma etapa básica do Scrum, uma metodologia de gestão de projetos que segue os princípios do Manifesto Ágil. Nessa reunião, a equipe define quais as atividades do Product Backlog vão ser cumpridas naquele Sprint.
Sprint Planning é a reunião do Scrum, onde acontece o planejamento de um Sprint. O Sprint Planning normalmente é divido em duas partes, onde na primeira parte é apresentado o que vai ser desenvolvido e na segunda parte é definido o como vai ser feito. ...
A Reunião de Planejamento da Sprint é onde o Time de Desenvolvimento e o Product Owner determinam quais funcionalidades e atividades serão realizadas na próxima Sprint. Objetivo: planejar o ciclo de desenvolvimento (Sprint) que se inicia.
A sprint planning é um timebox de 5% do tempo da sprint. Então, se a sprint é de um mês, a planning deve durar "no máximo" 8 horas, e proporcionalmente menos para sprints de menor tamanho.
Para que serve o planning meeting e qual a duração dessa reunião, assumindo um Sprint de uma semana? No Scrum, toda Sprint começa com uma reunião para entendermos os itens a serem feitos, planejarmos o que cabe no tempo disponível e definirmos a meta para o time nessa Sprint.
quatro semanas
Definindo um tempo limite para o planejamento do sprint O planejamento do sprint deve ser restringido ao máximo de duas horas por cada semana do sprint. Então, por exemplo, a reunião de planejamento do sprint para um sprint de duas semanas teria no máximo duas horas.
A duração da Sprint é time-boxed, isto é, limitada a um tempo, e pode variar de uma a quatro semanas, dependendo da produtividade do time para entregar uma funcionalidade completa (no caso dos projetos de TI) ou uma parte funcional do produto (em projetos de outras áreas).