São os prazos indicados por lei, que não podem ser modificados pela vontade das partes ou por determinação judicial. Somente poderá haver modificação do prazo peremptório nos casos excepcionais de dificuldade de transporte, para comarcas localizadas em local de difícil acesso, ou na ocorrência de calamidade pública.
Juridiquês é um neologismo em voga no Brasil para designar o uso desnecessário e excessivo do jargão jurídico e de termos técnicos de Direito. ... O termo ficou ainda mais conhecido depois que a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou a "Campanha pela Simplificação do Juridiquês" em 11 de agosto de 2005.
O Português Jurídico é essencial para qualquer advogado. O escrever corretamente assume no campo do Direito valor maior do que em qualquer outro setor. O advogado que arrazoa ou peticiona ou o juiz que sentencia ou despacha têm de empregar linguagem escorreita e técnica.
A forma correta é Data Venia! É uma maneira educada para iniciar uma frase de discordância sobre determinado assunto. A expressão corresponde a dizer “com o devido respeito” ou “com a devida vênia” para argumentar contra o posicionamento de outra pessoa.
Quais são os termos jurídicos mais usados?
Os termos jurídicos são expressões e jargões característicos da linguagem utilizada por operadores do direito para se referir a documentos, procedimentos ou definições do meio jurídico.
Os termos do texto que podem ser considerados termos jurídicos são locador e locatário, além do termo imóvel, que trata-se de um bem material, tal como uma casa, um apartamento, uma residência qualquer, um lote, um sítio, chácara ou qualquer propriedade que envolva terras ou edificações.
É gerado eletronicamente um número (Termo de Entrada) pelo qual a Receita passa a ter conhecimento das cargas que estão no voo. A partir desse registro e do recebimento do manifesto de carga da cia aérea, o Termo de Entrada é lavrado pela Receita, dando início, portanto, ao processo de recebimento da carga.
Resposta. O colher (co. lher) vem de um utensílio que usamos para nos alimentar.