Navegação lacustre é uma modalidade de transporte realizada em lagos e tem como principal característica a ligação entre cidades e países circunvizinhos. É um modal de transporte bastante restrito em face de serem poucos os lagos navegáveis, especialmente em termos de profundidade.
As praias lacustres carregam esse nome pois são formadas pela lagoa, neste caso, pela lagoa de Araruama, que oferecem inúmeros tipos de diversão para seus visitantes. Suas águas são bem calminhas e bem rasas, ideal para quem tem filhos que adoram brincar na praia, normalmente não possuem ondas e não tem correnteza.
Massas de águas suficientemente profundas, circundadas por terra e de considerável extensão. A densidade da água por sua vez depende diretamente da temperatura e em menor grau da salinidade e concentração de sólidos.
As ilhas lacustres são partes do terreno que são mais elevadas que o redor e não foram cobertas pelas águas dos lagos.
Estas são as melhores opções de praias em Araruama:
10 melhores praias da Região dos Lagos [Rio de Janeiro]
Dentre todas as praias existentes, a que mais se destaca para a prática é Itaúna. Ao redor desta praia estão também, além das melhores ondas, as melhores pousadas e restaurantes da cidade. Outras praias que valem a pena pelo visual são: Barra Nova, Boqueirão, Jaconé, Vilatur e Vila.
Por isso, a saída é Praia Seca. Em Praia Seca, que é um Distrito de Araruama (cerca de 20 minutos de carro), você encontra praias maravilhosas, como a Praia da Pernambuca e Praia do Vargas.
Os melhores bairros de Araruama para morar
Está localizada no estado do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos, entre as latitudes de 22°50'S e 22°57' S e entre as longitudes de 42°00' W e 42°44' W. Estende-se pelos municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.
Considerado pelos ambientalistas como a maior lagoa hipersalina em estado permanente do mundo, com 220 km², a lagoa requer atenção, principalmente dos pescadores, segundo os bombeiros.
1 km
Uyuni
Lagoa dos Patos
Lagoa dos Patos
Michigan
oito metros
7 m
Não há registro de areia movediça submersa. Ao menos ninguém voltou para contar. Ligação subterrânea com o mar: é o que se fala para explicar o aspecto turvo da água e as ondas formadas em dias de temporal além do tamanho da lagoa, que tem cem quilômetros quadrados e profundidade de até sete metros.
10.
5 m
Já a origem do nome 'Lagoa dos Patos' permanece como uma incógnita! ... Portanto, são aproximadamente 70 km da embocadura da Lagoa dos Patos com o Oceano, onde ocorre de forma intensa o processo de contato das águas salgadas do Atlântico com o fluxo de água doce da Bacia Atlântica.
Lagoa Merín
Lagoa Juparanã
Lago Baical