O floema, ou líber, é responsável pela condução da seiva elaborada das folhas às outras regiões da planta. Esta é produzida graças à água e sais minerais que o xilema transportou até as folhas, que são usados na fotossíntese, produzindo os compostos orgânicos que a constituem.
Os elementos do tubo crivado estão sempre acompanhados de uma célula denominada célula companheira. Ela tem a mesma origem da célula do procâmbio. Acredita-se que essa célula esteja relacionada com o transporte de seiva elaborada e comande atividades do elemento de tubo crivado.
Hipo transparência, significa que a transparência radiográfica não está normal. Ou seja onde deveria estar mais escuro na radiografia, está mais claro porque não tem ar ou tem pouco ar dentro desta área do pulmão. Isto acontece devido a baixa densidade que o ar tem em relação a outras estruturas como líquido e tecidos.
Também chamado de radiografia, o raio-x é um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos. É o teste mais antigo dessa categoria, descoberto em 1895 por acaso, em um laboratório de física na Alemanha.
O feixe de raios X, transmitido através do paciente, impressiona o filme radiográfico, o qual, uma vez revelado, proporciona uma imagem que permite distinguir estruturas e tecidos com propriedades diferenciadas. Durante o exame radiográfico os raios X interagem com os tecidos através do efeito fotoelétrico e Compton.
A radiografia periapical ou RX periapical é um exame que é utilizado para observar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz), bem como as estruturas anatómicas contíguas, isto é, que estão à volta dos dentes.
Coloca-se um afastador de lábios, que é uma peça de plástico, na boca para afastar os lábios dos dentes; Posiciona-se o rosto corretamente no equipamento indicado pelo dentista; A máquina registra a imagem que depois será analisada pelo dentista.