Verifique os interruptores dos pedais do acelerador e da embreagem. Eles ficam na frente dos pedais e se o contato estiver muito sujo a Luz do EPC vai acender. Neste caso o simples desconectar e conectar os cabos pode resolver o problema.
A luz indicadora EPC (electronic power control), quando acesa no painel, pode indicar problema em qualquer componente eletrônico do veículo. No novo VW Gol 1.
A luz EPC está presente em alguns modelos da Volkswagen, especialmente no Gol das gerações três e quatro, e no Fox. Quando ela se acende, indica um problema na central eletrônica. O motorista deve levar o carro para uma oficina imediatamente, onde será feito um diagnóstico para descobrir a origem do defeito.
Você está dirigindo o seu automóvel e percebe acender no painel uma luz de alerta que é o desenho de um motor (luz da injeção). Esse alerta indica algum problema no catalisador ou nos gases que saem queimados do motor. Nesse caso, o carro deveria ser levado para a oficina para verificar o problema.
As luzes do painel têm o objetivo de criar uma comunicação entre o carro e o motorista, alertando sobre o estado do carro e sinalizando caso exista algum problema que pode afetar a segurança e a estabilidade do veículo.
Se uma luz vermelha, amarela ou laranja acender no seu painel, significa que o sistema eletrônico do carro está alertando para um problema. Por isso, é bom saber identificar o que significa cada símbolo para não ficar na mão.
Velas de ignição Se a luz do motor acendeu e ele estiver falhando de forma “irregular”, com um pistão ou outro sem funcionar de forma aleatória, é provável que o problema esteja aqui. Nesse caso, será preciso trocar a vela de ignição, já que é impossível arrumar essa peça.
Isso mesmo, se o catalisador não estiver fazendo corretamente seu papel de transformar gases tóxicos em gases menos poluentes, a luz poderá acender. O mesmo ocorre se a peça estiver entupida. ... Além de emitir gases tóxicos, a inoperância do catalisador ainda interfere no funcionamento do motor.
A resposta é simples: o problema está no dono do carro, que não leu o manual, onde está muito bem explicado que esta luzinha se acende quando falta gasolina não no tanque principal, mas no de partida a frio. ... Outra dica: evitar que a gasolina fique muito velha, pois não funcionará quando necessário.
Como o frentista sabe que o tanque está cheio Essa medição é possível graças ao cânister, peça obrigatória que fica entre o tanque de combustível e a admissão do motor em todos os carros produzidos a partir de 1989 em diante.
Caso ele esteja conectado, o problema pode ser na fiação interna. Por isso, com um multímetro no modo Ohms (Ω), é possível saber se o fio está com defeito, verificando se o nível máximo continua ou se está baixo, pois, ambos refletem mais ou menos combustível no tanque.
Você sabia que o medidor de gasolina faz pensar que o tanque tem menos combustível que de fato tem? Isso acontece porque este instrumento é impreciso. Ele pode indicar que esteja “vazio”, mesmo quando ainda existem alguns litros no tanque, também irá indicar que ainda está “cheio”, mesmo depois que você rode 100 km.
3 dicas de como ler o marcador de combustível
Ou seja, se o tanque está cheio, a ponta do canudo está submersa na gasolina, e então a gasolina vai para o carburador. Quando o tanque esvazia até o ponto em que a ponta do canudo já não fica mais submersa, então o carburador passa a não receber mais gasolina. Porém, ainda há gasolina no tanque!
1 - Introduza a régua na boca de carga do reservatório, com a válvula voltada para baixo, até que a mesma atinja o fundo do tanque. Mantendo a régua no prumo, pressione-a para baixo para que a válvula de retenção possa ser aberta, dando entrada do produto no tubo indicador de nível.
Assim, o funcionamento do sensor de combustível ocorre através da mudança de posição do flutuador. ... Com isso, o ponteiro de marcação de nível de combustível no painel muda de posição, mostrando que o volume de combustível no tanque está diminuindo, até chegar a tanque vazio.
Encher o tanque de combustível até a boca pode comprometer componentes do veículo. ... Se, por um lado, circular com combustível na reserva pode danificar a bomba elétrica, completar o tanque além da capacidade prevista no manual do veículo pode gerar problemas em uma peça pouco conhecida: o cânister.
Portanto, andar com o veículo na reserva, faz com que, essas impurezas acabem ficando acumuladas no fundo do reservatório, causando problemas no motor do veículo. A melhor opção é manter o tanque sempre cheio, assim evita o acumulo de resíduos e retarda o desgaste das peças do motor.
Para começar, a reserva é apenas um duto mais curto colocado no fundo do tanque. Não existe um tanquinho de reserva separado lá dentro. Não existe o risco de a gasolina da reserva ficar velha por falta de uso, porque ela é exatamente a mesma gasolina que você usa todos os dias, não há separação física.
Aí o novato nem sabe desse detalhe do funcionamento da torneirinha e começa a andar permanentemente com o registro na posição de reserva. Regra básica: Torneira de gasolina aberta para uso normal com a alavanca totalmente para baixo, torneira de gasolina na reserva com a alavanca totalmente para cima.
Ficha técnica da Honda NXR 160 Bros ESDD 2016 a 2022
Inspeção Veicular Realizada em 12/09