Criticismo representa em filosofia a posição metodológica própria de Immanuel Kant. Caracteriza-se por considerar que as análises críticas da possibilidade, da origem, do valor, das leis e dos limites do conhecimento racional constituem-se no ponto de partida da reflexão filosófica.
O Criticismo foi uma teoria criada por Kant para resolver um impasse criado pelo Dogmatismo e pelo Ceticismo. ... De um modo geral, dogmatismo é uma doutrina filosófica que defende a possibilidade de chegarmos ao verdadeiro conhecimento. Já o ceticismo afirma na impossibilidade de chegar ao conhecimento verdadeiro.
A cada fase do desenvolvimento, o ser humano aprende novos conhecimentos. É como se a aprendizagem estivesse dependente do desenvolvimento e esta é uma crítica à Teoria Inatista, no que se refere à Educação. ... Na visão Inatista, a Educação é um processo de dentro para fora.
Inatismo é a concepção que algumas ideias/conhecimentos advindos de conteúdos mentais estão presentes desde o nascimento, isto é, não são adquiridas ou aprendidos.
A abordagem Inatista-maturacionista, parte do princípio de que fatores hereditários ou de maturação são mais importantes para o desenvolvimento da criança. ... Na psicologia, teóricos inatistas-maturacionistas supõem que, aptidões individuais e inteligências são herdadas dos pais quando a criança nasce.
Na Concepção ambientalista acredita-se que a aprendizagem ocorre por meio da forte influencia do meio social em que esta inserido, por isso diferencia-se do inatismo, pois o que a pessoa herda ao nascer não terá tanta importancia ao longo de sua aprendizagem, pois o individuo vai sendo construido passivamente. o grande ...
A teoria ambientalista foi apresentada por Nightingale no ano de 1859. Apresenta como foco principal o meio ambiente, onde todas as condições e influências externas afetam a vida e o desenvolvimento do organismo, e são capazes de prevenir, suprimir, ou contribuir para a doença e a morte.