A fantasia acelera nossas funções, sonhamos que corremos, que voamos, que fazemos carinho… e que falamos. Se pronunciamos palavras enquanto estamos dormindo, é precisamente porque nesta fase do estado REM, rompe-se, momentaneamente, o equilíbrio do sono.
Falar dormindo é muito comum e é relatado em 50% das crianças pequenas. A maioria dos casos de sonilóquio termina com a puberdade, mas ele pode persistir durante a vida adulta (em torno de 4% dos adultos falam durante o sono).
Muitas pessoas emitem um som estranho ao expirar durante o sono – parecendo gemer ou gemer, sendo caracterizado como Catatrenia. Esses sons ocorrem com a expiração, mas também estão associados a outras alterações no padrão respiratório.
E elas se prolongam durante longas e exaustivas horas, deixando o bebê estressado e os pais esgotados. Não somente pelas cólicas, alguns bebês também podem ter dificuldades para dormir à noite, como insônias ou um distúrbio chamado parasoníase, em que o bebê tem um sono agitado e acorda confuso.
Confira, a seguir, as dicas da médica para ajudar seu filho a descansar na hora certa.
11 truques para o bebê dormir tranquilamente