Esse foi o processo utilizado na clonagem da ovelha Dolly. A clonagem de DNA consiste na criação de inúmeras cópias de um mesmo gene. Nesse processo, um fragmento de DNA de um organismo doador é transferido para um vetor, que pode ser, por exemplo, um vírus, um cromossomo artificial de uma bactéria ou fungo.
A transformação bacteriana é utilizada principalmente para criar cópias de fragmentos de um DNA alvo (clonagem), produzir grandes quantidades de proteínas específicas (insulina humana, por exemplo) e para modificar geneticamente uma bactéria ou outra célula.
A clonagem é um mecanismo comum de reprodução de espécies de plantas ou bactérias. Um clone pode ser definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original.
Multiplicação ou expressão do gene As bactérias servem como “mini fábricas”, produzindo grandes quantidades de proteína. Por exemplo, se nosso plasmídeo continha o gene da insulina humana, as bactérias começariam a transcrição do gene e a tradução do RNAm para produzir muitas moléculas da proteína insulina.
VANTAGENS DESVANTAGENS BACTÉRIAS FÁCIL CRESCIMENTO ELEVADAS PRODUÇÕES ALTA EFICIÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO DEPENDE DE PROTEÍNA NÃO é NATURALMENTE COMPETENTE ELEVADA PRODUÇÃO DE ENDOTOXINAS E PIRÓGENOS FUNGOS BOA FERMENTAÇÃO FÁCIL LISE CELULAR FÁCIL COLETA POUCOS VETORES DE EXPRESSÃO GENES DEVEM SER INCORPORADOS FERMENTAÇÃO ...
É possível clonar o WhatsApp e abrir duas instâncias do aplicativo ao mesmo tempo, com dois perfis separados. Alguns dispositivos Android oferecem o recurso nativamente, enquanto outros podem habilitar a funcionalidade com apps de terceiros.
Os "clones" correspondem ao conjunto dos descendentes gerados a partir de uma única planta, por meio de métodos de reprodução assexuada. A clonagem vegetal utiliza partes somáticas das plantas, não havendo fusão de gametas.