De maneira geral, a voz masculina é mais grave do que a voz feminina, porque os músculos vocais crescem mais nos homens do que nas mulheres. No entanto, na adolescência, o ajuste natural dos músculos pode não ocorrer, e o homem ficar com a voz aguda e a mulher com uma voz infantilizada.
No homem, as pregas vocais são mais grossas e mais elásticas e vibram em torno de 125 vezes por segundo (125Hz). Na mulher, as pregas são mais finas e tensas e, como conseqüência, vibram com maior freqüência (250Hz). As crianças possuem vozes agudas porque as suas cordas vocais são ainda mais curtas.
De modo geral, o mecanismo para gerar a voz humana pode ser subdividido em três partes: os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articuladores - lábios, língua, dentes, palato duro, véu palatar e mandíbula. ... Os músculos da laringe ajustam a duração e a tensão das pregas vocais para adequar a altura e o tom.
Pacientes com disfonia comportamental têm dificuldades relacionadas ao uso da voz, quer sejam por técnica vocal inadequada, tensão ou desequilíbrio muscular, ou ainda por abuso e mau uso vocal que produzem fonotraumas de repetição.
Alteração vocal que ocorre na ausência de alteração estrutural ou neurológica da laringe. Disfonia psicogênica ou de tensão muscular são outras denominações desta patologia.
As duas pregas vocais são um tecido musculoso, situadas no interior da laringe. O expulsar do ar por elas as fazem vibrar produzindo o som pelo qual nos comunicamos. ... Quando o diafragma e os músculos do tórax empurram o ar para fora dos pulmões, isso produz a vibração das cordas vocais e consequentemente o som.
Nódulos nas cordas vocais, também conhecidos como “calos”, são pequenas lesões de caráter benigno que atingem a região de maneira simétrica e bilateral, ou seja, em ambos os lados das cordas vocais.
Quando a epiglote falha, o alimento atrapalha a passagem de ar, desencadeando o engasgo.
Quando o alimento ou a saliva “descem pelo tubo errado” e entram na traqueia em vez do esôfago, tosses e engasgos são os efeitos mais comuns.