Tipos de Brocas
Entenda os tipos de brocas:
Existem vários tipos de brocas, as cinco mais usadas são:
Se o material que você irá perfurar for madeira, existem inúmeros tipos de brocas que atendem esse serviço perfeitamente e vamos listar alguns deles abaixo:
Brocas para furar madeira Para usar em madeira, por exemplo, as mais utilizadas são: broca três pontas, broca serpentina e broca chata. Broca três pontas: são fabricadas em aço carbono, por isso possuem grande resistência ao calor gerado pelo atrito com a madeira.
Cupins e brocas são pragas que causam altos prejuízos as residências e demais áreas urbanas. São animais que vivem em madeira e nas estruturas das residências, se não forem combatidas irão causar grandes estragos. São pequenos besouros, as larvas delas se alimentam de madeira e criam perfurações.
Duas dicas caseiras eficazes sobre como acabar com cupins e brocas em madeira envolvem soluções à base de vinagre e óleo de cravo. O vinagre deve ser aplicado puro em forma de jatos na madeira (especialmente nos buracos abertos pelo inseto). O produto mata os insetos e o cheiro forte os mantém afastados.
Pentox Aerossol: por exemplo, não possui um odor muito forte e funciona bem para matar, com os jatos sendo direcionados diretamente nos buracos causados pela broca de madeira; Lubrificante WD-40: um óleo que sufoca os insetos, este funciona melhor para cupins, mas também dá para matar broca de madeira.
Detergente, vinagre branco e sabão de côco podem ser usados na limpeza. A pulverização de vinagre em madeiras em início de infestação também é apontada como um remédio caseiro eficaz para matar esses insetos. Ainda no caso de móveis, manter eles limpos é fundamental para ajudar a prevenir esses insetos.
Limpeza frequente Retire tudo do armário de alimentos, veja se há algum pacote que já foi atacado pelos carunchos e deixe-o separado. Depois que o armário estiver vazio, inicie a limpeza passando aspirador e, em seguida, esfregue as prateleiras com uma esponja umedecida em água e sabão neutro.
Use um repelente natural Um jeito prático, eficiente e econômico de repelir os carunchos da sua cozinha é colocando um pequeno recipiente com borra de café em um cantinho qualquer do armário. A borra funciona como inseticida natural, configurando-se como uma boa solução para eliminar esses invasores.
Os inseticidas mais indicados para o controle dessas duas espécies de caruncho são pirimiphos-methyl e fenitrothion. Alguns países utilizam pós derivados de plantas ou seus extratos para o combate a estes insetos.
A importância da limpeza Manter sua despensa e armários de cozinha sempre limpos é o melhor remédio para afastar esses bichinhos indesejados! Mas, ó! Evite utilizar muita água nesse processo. Opte por flanelas secas ou umedecidas.
Dá uma olhada!
- Não há perigo. Pode comer até cru. É só a aparência mesmo - afirma o médico Ruy Laurenti, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP. A recomendação para evitar o caruncho é não armazenar arroz e farinhas por períodos muito longos.
Mesmo que o alimenta cheire bem, já pode estar estragado. As especialistas indicam preservar a embalagem original do produto e não misturar itens novos com antigos. Se houver caruncho no feijão, por exemplo, elimine os grãos ruins e prepare os que estão bons.
Se notar a presença dos carunchos, jogue imediatamente o alimento fora e lave os potes com água e sabão. Todos os resquícios devem ser eliminados, inclusive os ovos que poderiam ocasionar uma nova infestação. – Fique atento ao prazo de validade.
Esse resíduo resulta de quando os gorgulhos devoram o macarrão ou os grãos ali contidos. Você pode perceber, ainda, pequenos orifícios nas embalagens. Isso não significa que os invasores perfuraram o plástico para abocanhar o conteúdo interno.
Os carunchos são bichinhos que podem ser encontrados dentro dos armários da cozinha alimentando-se de produtos como arroz, feijão, farinha, grãos, macarrão, entre outros. ... Sempre que estocar novos alimentos no armário, é recomendável retirar os que já estavam guardados e conferir a data de validade de cada um.
Biogênese: Hoje sabemos que o caruncho deposita seu ovos no interior do grão quando estes ainda estão verdes e em formação no interior das vagens. Após formados, estes grãos, a olho nu, não aparentam nenhum sinal de perfuração, mas futuramente, mesmo em locais fechados estes ovos germinam e os carunchos aparecem.
Significado de Caruncho substantivo masculino Inseto cujas larvas corroem a madeira, reduzindo-a a pó.
Sonhar com um gorgulho ou caruncho é um aviso, uma proteção e um sinal de alguma atividade ou matéria que pode falhar ou mostra enganosa com você. Um gorgulho ou caruncho simboliza destruição em velocidade e dano acima de tudo em geral.
Os gorgulhos são um besouro pequeno que se alimenta de grãos, como o trigo e o arroz. Como as fêmeas põem ovos dentro do núcleo dos grãos, esses insetos podem invadir facilmente uma dispensa, pois as pessoas os levam para a cozinha sem saber.
Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.
Para evitar o caruncho, há diversas opções. Em armazenamentos em que há grandes quantidades da leguminosa, podem ser usadas pastilhas de gastoxim. É importante ressaltar que o produto deve ser manipulado por pessoas que têm prática na atividade. Em volumes menores, há um método que impede a deposição do ovo na casca.
Se não quiser aplicar um pesticida, coloque serapilheiras dobradas ou papel amachucado perto das plantas atacadas — os gorgulhos esconder-se-ão aí durante o dia. Pode então destruí-los sacudindo as serapilheiras para dentro de água com sabão ou de uma solução de desinfectante ou queime tudo.
Como evitar bicho no arroz cru?
Você pode usar detergente, sabão de coco ou vinagre de álcool branco para limpar. Sempre cheque a DATA DE VALIDADE dos alimentos. Produtos novos devem ser colocados embaixo ou no fundo e os mais velhos e próximos de vencerem devem ficar na frente e serem consumidos primeiro.
Espalhe cravos e folhas de louro pela despensa Eles podem ficar espalhados pelas prateleiras ou até mesmo dentro de potinhos. O cheiro forte do cravo e do louro faz com que os insetos se mantenham distantes, deixando os alimentos e embalagens mais seguros.
Ou então no arroz, no feijão, na farinha, no achocolatado... Esses bichinhos são chamados de carunchos, uma praga urbana bastante comum nos alimentos. ... "Alimentos com muito sódio costumam ter menos risco de infestação, pois estas pragas não conseguem se desenvolver devido à substância", explica.