Consta que era tanto o gosto popular pela melodia do velho hino que, ainda sem letra, a ele foi incorporada uma versão marota, na parte introdutória, cuja autoria foi atribuída aos adversários de Floriano Peixoto, como pretexto para hostilizar o governo nas solenidades oficiais.
A primeira estrofe seleciona o momento de decisão, o grito do Ipiranga, como semente do novo país. O desfecho, a Independência, não se resume à convocação do príncipe para a guerra. O conflito armado já estava desencadeado desde o ano anterior, em 1821, e só chegou ao fim no dia 2 de julho de 1823.
O que é Ipiranga: Ipiranga é o nome de um rio localizado na cidade de São Paulo. O nome teve sua origem nos índios Guaianazes que habitavam as margens do rio. ... A primeira frase da primeira estrofe do Hino Nacional Brasileiro, faz referência ao Riacho do Ipiranga, quando diz: “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas”.
O hino nacional representa para nosso país todo amor e patriotismo do povo brasileiro ao seu país. ... O hino nacional brasileiro é extenso devido a grande dimensão física e cultural brasileira que serve para mostrar a face do Brasil para o mundo.
O Hino Nacional brasileiro é um dos símbolos nacionais de nosso país, segundo a legislação em vigência. A melodia do Hino Nacional foi composta por Francisco Manuel da Silva, em 1831, por conta da abdicação de d. Pedro I, e a letra foi escrita por Joaquim Osório Duque-Estrada, em 1909, e escolhida em um concurso.
O comportamento que temos de ter ao ouvir o Hino Nacional está previsto na Lei nº 5.
3,5 minutos
Isso porque as dúvidas e as confusões nesse particular são recorrentes e persistem. No entanto, não existe nenhuma norma ou regra que proíba ou exija o aplauso depois que o hino for tocado. O que se tem de legislação a respeito está escrito na Lei 5.
De acordo com o Artigo 30 da Lei nº 5.
Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: cerimônias religiosas de cunho patriótico, sessões cívicas e eventos esportivos internacionais.
Desrespeito à Bandeira ou Hino nacional, Esta legislação, determina punição de 1 a 3 anos de reclusão, ao cidadão, que danificar ou desrespeitar a Bandeira Nacional, ou desrespeitar o Hino Nacional, modificando sua melodia ou letra.
44 do Decreto-lei nº 898, de 29 de setembro de 1969, é considerada contravenção, sujeito o infrator à pena de multa de uma a quatro vezes o maior valor de referência vigente no País, elevada ao dobro nos casos de reincidência.
O Exército Brasileiro informou que as bandeiras que estragam são incineradas em cerimônia que ocorre no dia 19 de novembro, dia da Bandeira. Fomos pesquisar e vimos que o exemplar de bandeira estragado e que está em desuso, deve ser entregue a qualquer unidade militar, para incineração.
O Selo Nacional do Brasil é baseado na esfera da bandeira nacional. Nele há um círculo com os dizeres “República Federativa do Brasil”. É usado para autenticar os atos de governo, os diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas.