Ocorre gigantismo se a hipersecreção de GH começar na infância, antes do fechamento das epífises. Acromegalia envolve hipersecreção de GH começando na idade adulta; uma variedade de anormalidades ósseas e de tecidos moles se desenvolve.
Acromegalia é uma doença rara causada pela produção excessiva do hormônio do crescimento e de uma proteína chamada IGF-1. O que mais caracteriza esta doença é o crescimento exagerado de partes do corpo como mãos, pés e nariz, mas ela pode gerar complicações como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca.
A acromegalia é uma alteração hormonal que acontece quando a glândula hipófise libera excesso de hormônio de crescimento, durante a vida adulta de uma pessoa, fazendo com que mãos, pés e outras partes do corpo aumentem de tamanho.
A hipófise. A mesma glândula, possui duas partes- Neuro-hipófise e a Adeno-hipófise. Na adeno-hipófise há o armazenamento de STH- Somatrotofina. Um grande percentual de STH no organismo ao longo do tempo, gera o gigantismo e no contrário, gera a acromegalia ou nanismo.
O gigantismo é uma doença em que existe um tumor nas células que produzem o GH na hipófise durante a infância ou adolescência levando a um aumento em sua produção.
Sem tratamento, portadores de acromegalia podem evoluir para uma forma grave da doença, em que surgem complicações e as taxas de mortalidade são altas. Presença de diabetes, de doença cardiovascular e de hipertensão são fatores agravantes do quadro.
A hiperprodução do hormônio do crescimento provoca crescimento excessivo. Em crianças, esse quadro clínico é chamado de gigantismo. Em adultos, é chamado de acromegalia. O hormônio de crescimento excessivo é quase sempre provocado por um tumor da hipófise não canceroso (benigno).
O gigantismo é uma condição rara que causa crescimento anormal em crianças, e o nanismo leva a redução de altura. Mas saiba através desse artigo, sobre gigantismo e nanismo segundo a Germânica Heilkunde. O gigantismo ocorre quando a hipófise (glândula pituitária) do indivíduo produz muito hormônio do crescimento.
As doenças mais graves que acompanham a acromegalia são a diabetes mellitus, a hipertensão arterial assim como um risco aumentado de outras doenças cardiovasculares. Está também aumentada a possibilidade do aparecimento de polipos do cólon que podem evoluir para cancro.
(Nanismo hipofisário) A deficiência de hormônio do crescimento (GH) é a deficiência do hormônio hipofisário mais comum em crianças e pode ser isolada ou acompanhada por deficiência de outros hormônios hipofisários.
Pode ser causado por deficiência de hormônio de crescimento (chamado de nanismo hipofisário) ou por doenças ósseas congênitas. 4 - Quando o corpo humano produz GH em excesso, causa uma doença conhecida como gigantismo.