Sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Aliás, o motor elétrico também é um tipo de atuador. A única diferença é que ele emprega energia elétrica e não energia de pressão de fluidos. ... São os motores pneumáticos ou hidráulicos.
Um cilindro de ação simples se estende apenas pela pressão que é formada na bomba, e aí se retrai pelo peso da carga ou por uma mola embutida. Um cilindro de ação dupla utiliza a energia hidráulica tanto para estender quanto retrair. ... Um cilindro de ação simples terá apenas uma conexão para mangueira hidráulica.
3 Passos para especificar um cilindro pneumático
Um atuador pneumático é um dispositivo usado para converter ar comprimido em um movimento e/ou força. Eles promovem movimento a sistemas de automação em máquinas e processos. O atuador pneumático é uma opção relativamente mais simples e barata se comparada com os atuadores elétricos ou mesmo atuadores hidráulicos.
O cilindro ou cilindro circular é um sólido geométrico alongado e arredondado que possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento. Essa figura geométrica, que faz parte dos estudos de geometria espacial, apresenta dois círculos com raios de medidas equivalentes os quais estão situados em planos paralelos.
A quantidade de força que um cilindro hidráulico pode gerar é igual à pressão hidráulica multiplicada pela "área efetiva" do cilindro (consulte as tabelas de seleção de cilindro).
Para o cálculo da cilindrada devem-se saber as dimensões (em centímetros) do diâmetro dos cilindros (D) e do curso dos pistões (C), bem como o número de cilindros. A fórmula consiste em multiplicar pi (3,1416) por D ao quadrado, então por C, dividir tudo por 4 e multiplicar e pelo número de cilindros.