Os centríolos são estruturas celulares que auxiliam na divisão celular (mitose e meiose). Possuem, portanto, a capacidade de duplicação durante o ciclo da divisão celular, organizando o fuso acromático. Após o processo de duplicação, os centríolos migram em direção aos polos da célula.
Nesse período ocorre o crescimento da célula. - S (Duplicação do DNA): Responsável por desencadear a divisão celular, além de garantir que as células-filhas recebam as informações genéticas que determinam suas características. ... Normalmente, as células possuem um par de centríolos posicionados lado a lado.
Na fase S, como dito anteriormente, inicia-se a duplicação do material genético da célula. Ao final do processo, a célula terá o dobro de DNA, o que permitirá que, no final da divisão, sejam formadas duas células idênticas com o mesmo número de cromossomos.
A telófase é a fase mitótica em que os cromossomos começam a se desespiralizar. A carioteca ou invólucro núclear reconstroi-se, os cromossomas reúnem-se nos polos do fuso, os microtúbulos cinetocorianos desaparecem e o nucléolo reaparece. Há a formação de duas células diploides (2n) e ocorre a citocinese.
Fase da divisão mitótica onde ocorre a desespiralização dos cromossomos, que se transformam em massas de cromatina; a reorganização nuclear e a citocinese.
Telófase I é a última fase da primeira divisão da meiose (a divisão I - divisão reducional). Nesta fase, os dois conjuntos haplóides de cromossomos agrupam-se nos pólos opostos da célula, ficando mais finos e mais longos (descondensados).
O processo ocorre por meio de duas etapas de divisões celulares sucessivas, dando origem a quatro células: Meiose I: Etapa reducional, pois o número de cromossomos é reduzido pela metade. Meiose II: Etapa equacional, o número de cromossomos das células que se dividem mantém-se o mesmo nas células que se formam.
prófase I