São três as funções econômicas clássicas do Estado, denominadas funções fiscais, as quais possuem reflexos sobre o Orçamento Público: função alocativa, função distributiva e função estabilizadora. Na função alocativa, o Estado atua diretamente na produção de bens.
Resposta. Manter a lei e a ordem, preservar a propriedade privada, resolver conflitos entre grupos sociais e econômicos, defender as fronteiras do país, estabelecer e controlar as regras comerciais e econômicas, estabelecer relações políticas e comerciais com outros estados.
De um lado, argumenta-se que essa é a melhor forma de desenvolvimento da economia, pois o Estado é um entrave ao livre mercado e à evolução social; de outro, afirma-se que o neoliberalismo culminou na perda dos direitos trabalhistas, na concentração de renda e na menor quantidade de investimentos públicos em saúde, ...
A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.
Resposta. a globalização como tudo tem sua parte ruim e sua parte boa. Foi mt bom por causa dos avanços tecnológicos, porém, é ruim pois nos ficamos muitos vidrados nos aparelhos eletrônicos e isso é ruim, tanto quanto para nossa visão, tanto quanto para nossa saúde mental e social.
Vantagens (aspectos positivos) da Globalização: presença de produtos e serviços em todas as parte do mundo (levados pelas empresas multinacionais); uso da internet para se comunicar, comprar e vender produtos e serviços (por pessoas físicas e jurídicas); ganho de competitividade entre os países do globo terrestre.
Dimensões da globalização: comunicações, economia, política e ética. Resumo: O estudo da globalização desde os anos 80 implica a análise de diversas variáveis: a evolução das comunicações, a globalização econômica, a integração política e os valores éticos presentes no relacionamento social e mundial.
São os aspectos econômicos da globalização que têm sido objeto de controvérsias, bem como as instituições internacionais (FMI, Banco Mundial e OMC), as quais formularam regras que obrigam ou pressionam as nações mais pobres do mundo a colocar em prática ideias como a liberalização de mercados de capitais.
A relação entre Globalização e Desemprego está ligado à concorrência internacional e nacional que acaba obrigando as empresas reduzirem seus custos, logo demitindo muitos funcionários.
O aumento de desemprego na Economia Global. se dá sobretudo pelo extremo crescimento populacional vivido por alguns países em desenvolvimento, tal como China e Índia. Esse boom populacional deu-se juntamente com a incapacidade de geração de empregos na mesma velocidade e proporção.
O que ocorre com a globalização da cultura é uma diversificação em alguns pontos e, em outros, uma massificação. ... Essa globalização é algo positivo a partir do momento em que as pessoas conhecem as culturas diferentes, mas se elas tentam impor a sua cultura como a correta, isso se torna ruim.
Como origem de um movimento econômico/financeiro, a globalização gerou reflexos na sociedade e, por conseguinte, gerando forte impacto no aumento do desemprego, na desregulamentação e na flexibilização dos direitos trabalhistas.