As organizações não governamentais (ONGs) são instituições que não pertencem à iniciativa privada, portanto, não têm fins lucrativos. Elas também não pertencem a um governo. Desse modo, elas pertencem ao chamado terceiro setor.
Podemos nomear de Organização Sem Fins Lucrativos aquelas que tem sua origem no direito privado, que é dotada de personalidade jurídica e que se institui em busca de um objetivo em comum. É importante frisar que o lucro não pode ser o objetivo dessa instituição.
As organizações governamentais são financiadas por governos de maneira a apoiá-los, como por exemplo a ONU foi criada por vários países de maneira a travar conflitos armados. Exemplos de organizações governamentais são a ONU, União Europeia, FMI (Pertence á ONU), etc.
Uma ONG – ou seja, uma Organização Não-Governamental – consiste em uma organização sem fins lucrativos, e também sem subordinação estatal, que atua em prol de uma causa social, como a defesa do meio ambiente, a garantia dos direitos indígenas, a prevenção de doenças, a proteção dos direitos das crianças, entre outros ...
As pessoas jurídicas de direito público interno são aquelas que em geral denominamos de entidades governamentais, que são a União, os Estados, o Distrito Federal, os Territórios, os Municípios, as autarquias e as demais entidades criadas neste caráter por lei.
Os Institutos Federais são instituições, pluricurriculares e multicampi (reitoria, campus, campus avançado, polos de inovação e polos de educação a distância), especializados na oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) em todos os seus níveis e formas de articulação com os demais níveis e modalidades da ...
Em 2019, a Rede Federal está composta por 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.
Dez anos IF – Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.
Uma escola federal, apesar do nome, é qualquer instituição de ensino básico, superior ou profissional (abrangendo também as escolas técnicas) criadas e mantidas pelo governo federal.