Causas do cálculo renal em gatos Predisposição racial (Birmanês e Persa); Infecções urinárias não tratadas; Animais com mais de cinco anos de idade, Administração de alguns medicamentos contínuos.
Como tratar? O tratamento é a intervenção cirúrgica imediata. Na obstrução simples, a retirada da causa (corpo estranho, intussucepção, etc) geralmente é suficiente, mas quando há desvitalização dos tecidos, muitas vezes é necessário retirar parte do intestino.
Meu gato engoliu uma linha Caso veja seu gato pegando uma linha ou qualquer outro objeto perigoso e colocando ele na boca, respire fundo, chame o bichano com calma e aproxime-se devagar para retirar o item. Gritar ou correr na direção do gato só vai aumentar as chances dele engolir o que não devia.
Garantir água sempre limpa e fresca para o animal; Colocar mais de um pote de água pela casa, para estimular o felino a bebê-la; Usar fonte de água adequada para gatos; Manter a caixa de areia sempre limpa e ter sempre uma para cada gato, mais uma extra.
Dor ou doença: Muitas doenças podem causar fome, sede ou, principalmente, dor, fazendo com que os gatos miem excessivamente. Gatos que miam quando estão na caixa de areia, por exemplo, podem estar com dificuldades para urinar e/ou defecar.
Utilize um eliminador de odores próprio para fômites de animais. Para gatos que já adquiriram o hábito de urinar ou defecar em determinados locais, vale utilizar um repelente de animais. O odor do spray é desagradável para o gato, que acaba se afastando do local.
3) Cocô de gato fora da caixa de areia também pode significar desaprovação do felino em relação ao tipo do acessório. ... Se o felino não achar uma posição confortável para fazer suas necessidades ou, até mesmo, precisar forçar uma parte do corpo para se encaixar é provável que ele desaprove o item.
Um gato defecando fora da caixa de areia é um sinal de que há algum problema. Portanto, temos que descobrir sua causa. Se meu gato começa a facer cocô na minha cama, a primeira coisa que tenho de fazer é ir ao veterinário para um check-up geral, pois pode ser devido a um problema de saúde.
Use água oxigenada com bicarbonato de sódio na limpeza da casa e bandeja de areia, é ótimo pra eliminar o cheiro de xixi e pode usar até em tecidos; Vinagre diluído em água, ou bicarbonato de sódio, água e vinagre (Cuidado, porque vinagre e bicarbonato fervem um pouco, mas tiram manchas, cheiro e limpam);
Os gatos enterram as próprias fezes e urina, e por isso podem acabar chutando areia para fora se a caixinha for muito pequena. Para que o mínimo possível de areia caia para fora da caixa, dê a seu gato a maior caixa de areia que encontrar.
Problemas de saúde Caso se questione “por que meu gato não quer mais usar a caixa de areia?”, pode ser que ele esteja com algum problema de saúde. Isso porque algumas doenças do trato urinário, como cálculos renais, infecção urinária ou na bexiga, podem dispor o peludo a errar na hora de ir ao banheiro.
“O recomendado é mostrar ao gatinho o local onde ficará a caixa sanitária, colocá-lo dentro dela, incentivando movimentos de enterrar com as patinhas da frente”, orienta a Dra. Camille. O melhor é fazer isso logo depois de o gato se alimentar.
Se o gato vai evacuar ou urinar em um lugar que não é o adequado, deve pegar nele suavemente e levá-lo rapidamente para a caixa de areia para associar que esse é o local onde o deve fazer.
A localização De preferência, a caixa de areia deve estar em um cômodo a parte de onde fica a comida, água e caminhas. Uma solução que costuma dar certo para quem mora em apartamentos pequenos é colocar a caixa no banheiro.