É definido, portanto, como a razão entre a velocidade da luz no meio (v) pela velocidade da luz no vácuo (c). Podemos tomar como exemplo o diamante: seu índice de refração é de 2,4, o que significa que a velocidade da luz no vácuo é 2,4 vezes mais rápida do que sua propagação no interior do diamante.
Se algum objeto pudesse chegar à velocidade da luz, sua massa seria infinita. Nessa situação, seria necessária uma força igualmente infinita para acelerar nosso objeto – mas nem o Universo inteiro tem tanta energia. A luz, claro, só alcança sua estonteante velocidade porque não tem massa.
O Princípio de Fermat, em ótica é um princípio do tipo extremo e estabelece que: "A trajetória percorrida pela luz ao se propagar de um ponto a outro é tal que o tempo gasto em percorrê-la é um mínimo."
No Sistema Internacional de Unidades (SI), o metro é definido como a distância que a luz percorre no vácuo em 1⁄299792458 de um segundo.
Um ano-luz
1224 Km/h
Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332.
anã amarela
Características do Sol O Sol é uma grande estrela. Com cerca de 1,4 milhões quilómetros de largura, o Sol poderia acomodar 109 planetas Terra na sua superfície. Se o Sol fosse uma bola oca, caberiam no seu interior mais de um milhão de Terras.
O maior planeta do Sistema Solar é Júpiter. Dentro dele cabem mais de 1.
Terra é o único com vida: dentro dela cabem sete Martes. Netuno é o quarto maior: dentro dele cabem 58 Terras. Júpiter é o maior dos planetas: dentro dele cabem 23 Netunos....resolução.
A nossa Lua é o único corpo celeste a receber seres humanos. O seu diâmetro é de aproximadamente 3.