O etanol é um caso especial de composto orgânico no que diz respeito à solubilidade, pois ele é infinitamente solúvel na água, que é polar, mas também dissolve muito bem materiais apolares como a gasolina. Isso acontece porque sua molécula possui uma parte apolar e uma extremidade polar, o grupo OH.
- Teor de álcool: para obter a porcentagem de álcool basta subtrair a quantidade total da mistura menos a porcentagem de gasolina: Cálculo: 100 - “teor de gasolina” = teor de álcool.
Por que a gasolina não se mistura com a água? ... A gasolina possui caráter apolar, sendo assim, ela só se dissolverá em um solvente apolar, o que não é o caso da água, que se classifica como composto polar.
Resposta. O liquido que pesa mais é a agua porque tem maior densidade em relaçao a gasolina , isso podemos ver ao adicionar a agua com a gasolina no seu reposo a agua deposita-se no fundo do recipiente isso mostra o maior peso em relaçao a gasolina .
Resposta. Eles se misturam eles apenas não diluem, por isso é uma mistura heterogênea, onde apresentam dois aspectos visuais... pois elas contem densidades diferentes. Exemplo: á água é mais densa que óleo por isso se vc colocar os dois em um recipiente n irão se misturar, e a água ficara por baixo e o óleo por cima.
A água irá dissolver-se e o sal formará uma mistura homogênea e o óleo irá emerger sobre essa mistura. ... O óleo se dissolve na água pois ela é o solvente e o sal é um soluto,mais com o óleo a questão é diferente,o óleo é composto por uma cadeia longa de hidrocarboneto não tem qualquer polaridade de carga como a água.
Podemos recuperar o sal e o óleo por decantação e destilação simples. Primeiro adicionamos água. Assim, o sal ficará dissolvido na água e a água estará separa do óleo. Nesse momento podemos usar um funil de decantação para separar a mista de água e sal do óleo.
Primeiro, a areia é separada do restante da mistura através do processo de filtração. Depois, a mistura constituída por água + açúcar e sal (diluídos em água) + óleo passa por um processo de decantação, onde é retirado o óleo (por ser uma substância apolar, o óleo não se mistura com a água, substância polar).
O processo que pode ser feito em casa é o da cristalização fracionada. Funciona assim: primeiro você dissolve a mistura na água e depois evapora o líquido, provocando a cristalização separada de cada componente. O problema é que tanto o sal quanto o açúcar são bastante solúveis em água, o que dificulta esse processo.
A gasolina e a água são líquidos praticamente insolúveis e podem ser separados por decantação, por exemplo, em um funil de bromo. O oxigênio e o nitrogênio são separados por liquefação e posterior destilação fracionada. Dependendo do tipo de mistura, podemos separar seus componentes por diferentes processos.
Então, o ideal é começarmos pela filtração, que vai separar os dois líquidos (a solução de água+sal e a gasolina) da areia. Uma vez que separamos a areia, partimos para a decantação: onde separamos os dois líquidos através da diferença de densidade dos dois.