O artigo pode substantivar palavras que pertenceriam originalmente a outras classes gramaticais, como adjetivos ou verbos. Por exemplo: O participar é mais importante do que o ganhar. ... No enunciado anterior, “uma” faz referência ao substantivo “menina”, e não ao adjetivo “inteligente”.
Artigo. Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.
Artigo é a palavra que se antepõe ao substantivo com a intenção de particularizar ou indefinir o nome. Como classe gramatical, possui reduzido valor semântico demonstrativo por ter uma função delimitada na língua portuguesa, exercendo o papel de adjunto dos substantivos.
A classificação das palavras sofreu alterações ao longo do tempo, o que é normal, haja vista que a língua é mutável, isto é, sofre alterações e adaptações de acordo com as necessidades dos falantes.
"Um" artigo. Para saber se um é artigo, coloque após o substantivo que ele acompanha a palavra qualquer. Exemplo: “Lá pelas tantas, muito milho já comido pelas pombas, um corotinho embarbichado [...]” (um corotinho qualquer).
Partindo dessa perspectiva, quando na oração aparecer os termos “apenas um” ou “somente um”, a classificação que devemos atribuir ao vocábulo “um” será sempre a de numeral.
O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.
Para ser considerado científico, o artigo precisa obedecer à seguinte estrutura:
Estrutura do artigo científico
Ao ler um artigo, como identificar o seu tipo? Uma forma eficiente é antes de tudo, observar a metodologia do trabalho, se foi experimental (artigo original), se foi realizada busca em bases de dados (artigo de revisão) ou se foi realizada uma pesquisa com um paciente (relato de caso).
1. O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Como escrever artigo acadêmico
Como publicar um artigo científico?
Estrutura básica de um desenvolvimento de TCC
Confira algumas dicas:
Quanto custa publicar em acesso aberto?
Lembre-se de listar seus trabalhos em ordem cronológica, começando com sua publicação mais recente. Inclua o título do trabalho, onde ele foi publicado (incluindo o volume, periódico ou revista), quando ele apareceu e o URL caso tenha sido publicado on-line. Para publicações, mostrar primeiro os nomes dos autores.
Acesse o link: http://scholar.google.com.br/ 2. Clique em Meu perfil na parte superior da tela. 3. Se você já tem uma conta no Gmail, faça o login colocando e-mail e senha.
Para cadastrar seu artigo clique em “Publicar Meu Artigo” na página inicial ou na opção "Listar Meus Artigos": Agora leia as instruções da página, informe seu títuclo escolha a área em que seu artigo se encaixa. Depois é só copiar o seu texto e colar no espaço fornecido.
Deve ser sucinta, definindo o problema estudado, sintetizando sua importância e destacando as lacunas do conhecimento que serão abordadas no artigo. Deve ser compreensível para o leitor em geral. As siglas e abreviaturas, quando utilizadas pela primeira vez, deverão ser precedidas do seu significado por extenso.
Nome e vínculo dos autores
Na plataforma lattes clique em produções > artigos científicos publicados em periódicos > incluir novo item > digite o nome da revista “Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente”, clique em confirmar > o sistema irá apresentar o nome da revista e o ISSN > clique no nome da revista > insira o volume, o ...
No caso de participação como autor de capítulo de livro, esta publicação deve ser cadastrada no item “Capítulos de livros - Ciências Agrárias e afins”. Deve-se colocar a primeira página do capítulo do livro e em anexo a esta a capa do livro no qual o capítulo foi publicado (Anexo 4).