A ideia de causa está diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato, ao motivo do que se declara na oração principal. "É aquilo ou aquele que determina um acontecimento".
a) Causais: introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc. Por exemplo: Ele não fez a pesquisa porque não dispunha de meios.
Muito simples: basta ter em mente que a causa vem antes; consequência, logicamente, depois. Veja a lei da causa e do efeito. Experimente numerar os fatos por ordem de acontecimento. O que ocorreu antes é o número um, a causa; o que veio depois é o número dois, a consequência, resultado, efeito.
Note que, antes do crime, as meninas eram alegres e despreocupadas. Depois do crime, passaram a ser sérias e tristes, tornando-se assim adultas. Então, temos uma causa (o motivo) e uma consequência (o resultado): a causa é o crime, e a consequência é o amadurecimento das meninas.
Argumento por causa e consequência Esse tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao explicar os porquês e as consequências da temática em questão, pode-se confirmaras ideias expressas pela tese.
4 Tipos de argumentos
Um texto argumentativo tem como objetivo convencer alguém das nossas ideias. ... É constituído por um primeiro parágrafo curto, que deixe a ideia no ar, depois o desenvolvimento deve referir a opinião da pessoa que o escreve, com argumentos convincentes e verdadeiros, e com exemplos claros.
O parágrafo corresponde a uma estrutura textual onde estão contidas informações de um texto, sendo caracterizado por um recuo em relação à margem esquerda do texto. A passagem de um parágrafo ao outro, dependerá do conteúdo e da finalidade do emissor de construí-lo. ...
O parágrafo-padrão é construído em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
O parágrafo é organizado em torno de uma ideia-núcleo,que é desenvolvida por ideias secundárias. ... Essa estrutura consiste em três partes: a ideia-núcleo, as ideias secundárias (que desenvolvem a ideia-núcleo) e aconclusão ( que reafirma a ideia-básica). Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.
De modo geral, dizemos que as principais qualidades do parágrafo são: clareza, concisão, propriedade, coerência e ênfase. Trataremos brevemente de alguns aspectos. Quando falamos em unidade, ensinamos que é preciso dizer uma coisa de cada vez, sem digressões descabidas.
Alterar ou definir margens da página