A atmosfera terrestre é uma camada de gases que envolve a Terra e é retida pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.
15 a 35 km
A Terra se formou a partir de uma grande explosão ocorrida no Sol há cerca de 4,5 bilhões de anos. Com a detonação solar, milhares de rochas se espalharam pelo espaço. Algumas, contudo, foram atraídas pela força gravitacional do Sol e começaram a girar em torno do astro. Uma delas deu origem ao planeta Terra.
A atmosfera chegou a composição atual após bilhões de anos de modificações devido a cometas, meteoros, explosões solares e modificações no próprio planeta que ocorreram normalmente, como as glaciações, a extinção e o surgimento de especies de seres vivos.
Resposta. o processo é da seguinte forma as raízes absorvem a agua que é transformada em nutrientes esses q antes eram nitrogênio e que passam pelo caule chegando ate as folhas que com ajuda do sol absorvem-se e são transformados em gás oxigênio.
O ar é composto por cerca de 78% de gás nitrogênio (N2), aproximadamente 20% de gás oxigênio (O2), aproximadamente 1% de gás argônio (Ar) e cerca de 1% de outros gases, como o gás carbônico (CO2) e vapor de água.
A formação da atmosfera da Terra A atmosfera da Terra foi formada pela remoção de gás do próprio planeta, um processo no qual gases como o dióxido de carbono, vapor de água, dióxido de enxofre e nitrogênio foram liberados do interior da Terra por meio das emissões dos vulcões e por outros processos.
Há aproximadamente 4,5 bilhões de anos teve início a formação do planeta Terra. A Terra nesse período era muito quente como uma esfera de fogo, devido a isso não abrigava nenhum tipo de vida. ... No processo de resfriamento a Terra expeliu uma grande quantidade de gases (nitrogênio, oxigênio) e vapores de água.
A atmosfera começa na troposfera e termina na exosfera, a exosfera é a faixa onde a lua passa em suas fases, e a troposfera é a camada mais baixa, em contato com a superfície terrestre.
Teorias indicam que a formação da hidrosfera se deu a bilhões de anos atrás, a partir de gases expelidos do interior do planeta por vulcões e gêiseres. Com o resfriamento gradual da Terra esses vapores começaram a se condensar e precipitar água no estado líquido.
Veja a seguir os percentuais de distribuição de água na hidrosfera: oceanos — 97,5%; águas superficiais (lagos, rios e biomassa) — 0,029%; ... água na atmosfera em estado gasoso — 0,001%.
A hidrosfera é uma das mais importantes porções da biosfera e do sistema terrestre, pois envolve tudo aquilo que é composto por água. A hidrosfera corresponde a toda composição de água da Terra, envolvendo lagos, rios, mares, oceanos, águas subterrâneas, umidade de ar e outros elementos.
A água é encontrada em estados físicos. Os estados físicos da água se apresentam em estado líquido, sólido e gasoso. Os rios e os lagos são águas continentais por estarem presentes em áreas emersas. A formação deles se dá em decorrência do afloramento dos lençóis freáticos.
- Água salgada: presente, principalmente, em mares e oceanos ela corresponde a 97,5% do total de água do planeta Terra. - Água doce: presente, principalmente, em rios, lagos e geleiras, corresponde a 2,5% do total de água do planeta. - Geleiras: representa cerca de 67,5% da água doce do planeta.
- 97% da água disponível no mundo está nos oceanos, ou seja, é água salgada. - 3% de água doce está distribuída da seguinte forma: - 29,7% aquíferos; ... - 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor-d'água, etc.).
96,5 de toda a água da Terra está nos oceanos como água salgada, enquanto que apenas 3,5% são lagos de água doce e água congelada presa em geleiras ou calotas polares. Quase toda a água doce do mundo está em forma de gelo: 69% pra ser mais exato.
Resposta: Geleiras: representa cerca de 67,5% da água doce do planeta. ... As águas superficiais e atmosféricas correspondem a 0,4% da água doce do planeta.
A distribuição da água no Brasil ocorre de maneira irregular, pois há localidades pouco povoadas e com muitas reservas e outras com uma relação inversa. ... Apenas 3% de todos os recursos hídricos existentes no planeta são de água doce própria para consumo.
O lago Baikal, na Sibéria (Rússia), é lago de água doce com maior volume de água do mundo, com 23000 quilómetros cúbicos, cerca de 20% de toda a água que não está retida em forma de gelo.
A totalidade de água presente no planeta está distribuída por diferentes reservatórios naturais: Oceanos, Solo (lençóis freáticos), Atmosfera, Rios e Lagos. A água no seu estado puro, possui características que a distinguem dos outros líquidos: é incolor, inodora e insípida, ou seja, não tem cor, cheiro ou sabor.
As fontes de água potável podem ser encontradas na superfície, no subsolo, em reservatórios, em bicas e na água da chuva. Apesar de ser considerada própria para o consumo, esta água geralmente precisa passar por tratamento, o que garante que a população não corra riscos durante o processo de retirada e distribuição.
A água no estado líquido é encontrada em mares, oceanos, lagos, rios, fontes e nos seres vivos. A água que bebemos é obtida através dos rios, poços ou fontes (que vem dos lençóis freáticos ou subterrâneos). A maior parte do corpo dos animais é formada por água.