Articulações Costocondrais São as articulações entre as costelas e suas cartilagens costais. Mais precisamente entre a extremidade lateral de cadacartilagem costal e a depressão na extremidade esternal do osso costal, as duas são mantidas unidas pelo periósteo, caracterizando uma anfiartrose do tipo sincondrose.
As articulações costovertebrais (sinoviais) caracterizam a junção entre as vértebras torácicas e as costelas. Um dos tipos de articulações costovertebrais (articulação costocorporal) une a cabeça das costelas com as facetas costais de dois corpos vertebrais adjacentes (T2-T9), um superior e outro inferior.
Conheça algumas das principais articulações do corpo humano e o movimento que realizam.
Podem ser sinoviais, fibrosas ou cartilagíneas. A coluna vertebral é um exemplo de articulação semi-móvel. O crânio é um exemplo de articulação imóvel. O joelho é um exemplo de articulação móvel.
Dr. Thiago S. Busato
Articulações Intermetatarsais A base do primeiro metatarso não está unida com a base do segundo metatarso por qualquer ligamento; a este respeito o dedão do pé lembra o polegar. As bases dos outros quatro metatarsos são conectadas pelo ligamento dorsal, plantar e interósseo.
Sendo assim, podemos dizer que a bacia faz parte da região do quadril e ambos estão ligados aos movimentos dos membros inferiores. Caso você sinta dor nessa região, não hesite em procurar um ortopedista especialista em traumatologia e cirurgia do quadril.
Entre as causas comuns de dor no quadril, estão a tendinite, bursite, inflamação do nervo ciático, artrite, artrose, luxações e fraturas.
Os medicamentos mais comuns no tratamento de dores no quadril são:
Vários fatores podem causar doenças na articulação do quadril, mas em quase todas as situações, a cartilagem articular foi afetada ou não existe mais (quadro conhecido como “desgaste do quadril”). Nesta situação, sem a cartilagem, o osso do fêmur começa a “raspar” no osso da bacia causando dor.
Esforço repetitivo. A prática de atividades repetitivas e que envolvem a região lombar, como andar de bicicleta ou abaixar muitas vezes durante o dia, podem provocar inflamação dos músculos e ligamentos da região, resultando em dor no final da coluna.