Diagrama Unifilar é um desenho técnico desenvolvido com softwares específicos, como o AutoCAD, que representa graficamente as instalações elétricas de uma obra. ... Trata-se do diagrama elétrico mais usado na obra, pois é utilizado juntamente com a planta baixa arquitetônica.
Tipos de diagramas elétricos
Diagramas comportamentais são aqueles onde existe alguma alteração de comportamento das classes. Os principais diagramas comportamentais da UML são: Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Seqüência e Diagrama de Atividade. Este artigo tem o objetivo de descrever as principais características destes diagramas.
A modelagem de sistemas é o processo de desenvolvimento de modelos abstratos de um sistema, de maneira que cada modelo apresenta uma visão ou perspec+va diferente do sistema.
A UML é uma combinação de várias notações orientadas a objetos: design orientado a objetos, técnica de modelagem de objetos e engenharia de software orientada a objetos. A UML usa os pontos fortes destas três abordagens para apresentar uma metodologia mais consistente e mais fácil de usar.
UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem poderosa para comunicação em equipes de produção de software. Basicamente, UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem de notação (um jeito de escrever, ilustrar, comunicar) para uso em projetos de sistemas.
UML é um acrônimo para a expressão Unified Modeling Language. Pela definição de seu nome, vemos que a UML é uma linguagem que define uma série de artefatos que nos ajuda na tarefa de modelar e documentar os sistemas orientados a objetos que desenvolvemos.
O que é UML? A Unified Modeling Language, ou Linguagem Unificada de Modelagem, é, como o nome indica, uma linguagem de notação utilizada para modelar e documentar as diversas fases do desenvolvimento de sistemas orientados a objetos.
A UML (Unified Modeling Language), que significa Linguagem Unificada de Modelagem é uma linguagem padrão para modelagem orientada a objetos. ... Esta linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração, não é um método de desenvolvimento. Têm como papel auxiliar a visualizar o desenho e a comunicação entre objetos.
A principal vantagem é o entendimento igualitário dos interessados, já que ela visa eliminar a ambiguidade contida em um texto ou em uma fala. A UML pode ser aplicada em diversos domínios de aplicação.
A notação do diagrama de caso de uso é bastante objetiva e não envolve a mesma quantidade de símbolos de outros diagramas UML. Veja todas as formas que você encontra no Lucidchart: Caso de uso: formato oval na horizontal e que representam os diferentes usos que um usuário pode ter.
Estes relacionamentos podem ser: associações entre atores e casos de uso;generalizações entre os atores;generalizações, extends e includes entre os casos de uso. casos de uso podem opcionalmente estar envolvidos por um retângulo que representa os limites do sistema.
Como a maioria dos diagramas UML, diagramas de estados têm diversos usos. As principais aplicações são as seguintes: Descrever objetos orientados a eventos em um sistema reativo. Ilustrar cenários de caso de uso em um contexto de negócios.
No caso dos diagramas de estados, o foco de interesse principal reside na identificação dos valores que os atributos de uma dada classe podem assumir assim como os eventos ou mensagens enviadas a tal objeto que efetivamente implicarão na atribuição de tais valores.
Diagramas de classes estão entre os tipos mais úteis de diagramas UML pois mapeiam de forma clara a estrutura de um determinado sistema ao modelar suas classes, seus atributos, operações e relações entre objetos.
Em termos de estrutura, o diagrama de classes se apresenta de maneira que a forma da classe em si consiste em um retângulo com três linhas. A linha superior contém o nome da classe, a linha do meio, os atributos da classe e a linha inferior expressa os métodos ou operações que a classe pode utilizar.
6°Quando uma classe forma suas instâncias a partir de outras instâncias da mesma classe ou de classe diferentes, sendo que os componentes NÃO têm existência independente do composto, diz-se que houve uma: ... Dessa forma, os objetos são agrupados em classes que os representam.
Instância. Uma instância de uma classe é um novo objeto criado dessa classe, com o operador new. Instanciar uma classe é criar um novo objeto do mesmo tipo dessa classe.
Em relação ao polimorfismo, o principal conceito é a propriedade de duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse responderem a mesma mensagem, cada uma de uma forma diferente. Ocorre quando uma subclasse redefine um método existente na superclasse, ou seja, quando temos os métodos sobrescritos (overriding).
Uma instância de uma classe é um novo objeto criado dessa classe, com o operador. Instanciar uma classe é criar um novo objeto do mesmo tipo dessa classe. Uma classe somente poderá ser utilizada após ser instanciada.