Significado de Socioeducativo adjetivo Relativo aos aspectos sociais e sua aplicação na educação. [Por Extensão] Refere-se à implementação de medidas na correção de adolescentes infratores, geralmente de caráter punitivo. Etimologia (origem da palavra socioeducativo). Social + o + educativo.
Quando o elemento SÓCIO for substantivo, devemos escrever com acento agudo e hífen: sócio-fundador, sócio-presidente, sócio-torcedor... Quando o elemento SOCIO for adjetivo (redução de SOCIAL), devemos escrever sem acento e sem hífen: sociopolítico, sociolingüístico, sociocultural...
É por ser um substantivo que se pluraliza normalmente mesmo quando integra um composto. Assim: sócio-diretor/ sócios-diretores, sócio-gerente/ sócios-gerentes, sócio-fundador/ sócios-fundadores etc.
Que é relativo simultaneamente a questões sociais e emocionais, nomeadamente à gestão das emoções no relacionamento com os outros (ex.: competências socioemocional; desenvolvimento socioemocional).
As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções. “Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”, explica a educadora.
As competências socioemocionais se encaixam no conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.
Trata-se de um acompanhamento de vivências e, portanto, é um conhecimento de natureza evolutiva. Ou seja, um dos princípios básicos da educação socioemocional é o fato de que ela sempre pode ser melhorada em qualquer aspecto: pelo resto da vida.
1) Escolher a CSE a ser avaliada; 2) Descrever a competência; 3) Definir os descritores (instrumentos que mostram as habilidades que são esperadas); 4) Escolher uma atividade, dentro da área de conhecimento do profissional, que possa desenvolver a CSE escolhida com foco em determinado descrito.
A avaliação formativa, proposta pela própria Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em relação aos aspectos sócio-emocionais, é capaz de promover a auto-avaliação dos estudantes em relação a suas habilidades interpessoais.
Para que avaliar então? Bem, no mínimo para que o aluno conheça melhor as habilidades socioemocionais que está desenvolvendo, bem como o seu nível de desenvolvimento em cada uma delas. Além disso, a Escola também precisa saber se está atingindo os objetivos que ela própria estabeleceu em relação a essas habilidades.
Para assegurar uma formação integral dos estudantes, as competências socioemocionais precisam ser trabalhadas em conjunto com as cognitivas. Uma maneira de implementar o socioemocional como um princípio didático é adotar uma proposta pedagógica que integre a afetividade ao currículo.
Como fazer uma autoavaliação?
Veja a seguir dez recomendações que os especialistas recomendam na hora de fazer a sua autoavaliação de desempenho.
Como fazer uma autoavaliação?
Automação é o ato de pegar um processo manual e tornar ele independemente de interação humana.