Mesmo que admita a influência do meio sobre o homem, a escola possibilista afirma que o homem, como ser racional, é um elemento activo e, portanto, tem condições de modificar o meio natural e adaptá-lo segundo suas necessidades. ...
O Possibilismo discute as relações homem-meio natural. ... Vidal de La Blache definiu a base do Possibilismo na Geografia, que pressupõe o homem como um ser ativo, que recebe a influência do meio, mas que também atua sobre este, transformando-o.
As principais características dessa corrente geográfica são: - Todo o conhecimento apoia-se na experiência (empirismo); - Deve existir uma linguagem comum entre todas as ciências; - Recusa de um dualismo científico entre as ciências naturais e as ciências sociais.
Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.
Espaço: distância entre dois pontos ou a área ou o volume entre limites determinados (Novo Dicionário Au- rélio, 1986, p. 699); Lugar: espaço ocupado, espaço próprio para determinado fim (Novo Dicionário Aurélio, 1986, p.
A paisagem é a extensão de terreno que se pode apreciar a partir de um determinado lugar. Pode-se dizer que é tudo aquilo que entra no campo visual a partir de um determinado lugar (ponto ou ângulo).
Etimologia. Paisagem deriva do francês paysage; esse termo tem origem na palavra “pays”, que pode ser definido, de forma simplificada, como regiões de ocupação humana que apresentam relativa homogeneidade física e registram a história.
Também do quimbundo vem a palavra cafuné, que significa acariciar/coçar a cabeça de alguém. Do quimbundo kazuli, que significa o último da família ou o mais novo.