(Megaloblastic Anemia) A anemia por deficiência de vitaminas resulta de um nível baixo ou nulo de vitamina B12 ou folato (ácido fólico). As pessoas podem sentir fraqueza, falta de ar e parecer pálidas. Os nervos podem não funcionar corretamente.
A suplementação de ácido fólico deve ser mantida durante a gravidez até ao 3º trimestre, ou de acordo com a indicação do obstetra que está seguindo a gestação, pois assim é possível prevenir a anemia durante a gravidez, o que também poderia interferir no desenvolvimento do bebê.
Recomenda-se que as pessoas consumam, o ácido fólico, e outras vitaminas – A, E, D, C, zinco e magnésio – por meio de alimentos diariamente e não por cápsulas. Segundo estudos, isso permite uma ação fortalecedora aos fios e garante uma pele e organismo mais saudável.
Dados demonstram que o uso do ácido fólico em homens parece melhorar a qualidade seminal, melhorando, por exemplo, a movimentação dos espermatozoides.
A saber, alguns exemplos são: Caxumba; Orquite (infecção no testículo); Prostatite (infecção na próstata). Inclusive, algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) – como a gonorreia e o HIV, por exemplo – podem interferir na qualidade do esperma e causar problemas de fertilidade.
Como saber se eu estou ovulando?
Existem exames que devem ser realizados por ambos, como o exame de sangue, por exemplo, e outros que são específicos, como o espermograma para o homem e a histerossalpingografia para a mulher. É recomendado que esses exames sejam realizados quando o casal tenta engravidar por mais de 1 ano mas não obtém sucesso.