Os fenômenos ondulatórios obedecem aos princípios gerais da propagação ondulatória. Contudo, em razão da sua natureza ondulatória, as ondas sonoras não podem ser polarizadas, mas sofrem os outros fenômenos que são: reflexão, refração, difração, interferência e efeito Doppler.
Espectro Contínuo - o espectro que mostra uma gama variada e ininterrupta de cores. Ex: lâmpadas de incandescência. Espectro Descontínuo - espectros que não apresentam contínuo de radiação, mas sim riscas. Ex: lâmpadas fluorescentes.
Segundo Bohr, as linhas se formam quando um elétron retorna de um nível de energia para seu estado fundamental.
Na física, o termo espectro refere-se ao espectro eletromagnético, que consiste em uma escala de radiações eletromagnéticas. Existem 7 tipos de ondas eletromagnéticas: as ondas de rádio, ondas de micro-ondas, ondas de infravermelho, ondas ultravioleta, ondas de raio x, ondas de raios gama e ondas de luz visível.
Tanto na química quanto na física,a espetroscopia desempenha papel muito importante ajudando a fazer o reconhecimento de variados materiais, já que está ligada a atividade de observação de dados físico-químicos mediante transmissão, absorção ou reflexão de luz incidente em uma amostra.