O ambiente mercadológico ou de marketing de uma empresa é constituído pelos participantes externos e internos da mesma. As variáveis externas são consideradas aquelas em que a empresa não tem controle, ela sofre suas influências. Já as variáveis internas são consideradas aquelas em que a empresa tem domínio.
O ambiente competitivo existe num contexto global, porque já não se resume às empresas que nos rodeiam, mas sim a todo o mundo. Sendo assim as novas tecnologias, mais precisamente aquelas relacionadas com as “redes”, permitem melhor organização e comunicação entre as unidades de negócio e o mercado.
De maneira ampla, nesse grupo podemos incluir maquinário, política de vendas, frota de veículos, carteiras de clientes, capacidade de investimento, sistemas de gestão, quadro de funcionários etc.
Nenhuma empresa está livre de fatores vindos do meio que estão. Portanto, clientes, fornecedores, concorrência, legislações, situações econômicas e políticas podem interferir diretamente no sucesso dos negócios. Dessa forma, o ambiente externo de uma empresa também pode representar uma ameaça ou oportunidade.
Gisele Leiva Forças ambientais Todos os envolvidos em ações de compra e venda de produtos e serviços (empresas, fornecedores, clientes), atuam em um macroambiente de forças e tendências que ditam as oportunidades e impõem ameaças.
As variáveis controláveis são aquelas sobre as quais a empresa pode exercer decisão e gerenciamento, resultando em ações táticas que determinem o comportamento no mercado, quais sejam: o produto, a concorrência, o preço, a distribuição, a propaganda e a promoção.