É um conjunto de ações que visa obter do rebanho a maior quantidade de carne e leite que o animal pode produzir por área, sem afetar o desenvolvimento da forrageira e a qualidade do solo. ✓ Manter constante a produção de capim por unidade de área. ✓ Conservar a qualidade do solo.
– Extensivo: com capacidade de suporte da pastagem de até 1,9 UA/ha/ano; ... No manejo extensivo o mais comum é a capacidade de suporte ficar realisticamente na casa de até 1,5 UA/ha/ano como máximo, mas em algumas condições é possível atingir os 1,9 UA/ha/ano.
Dicas para diferimento de pastagem Inicie a vedação do meio para o fim das águas. Nesse período o pasto estará maior e já recuperado da seca, com as chuvas. Pode ser entre fevereiro e março; Uma dica muito importante sobre o diferimento é a manutenção que precisa ser feita durante o período de vedação.
Normalmente o problema encontrado é falta de planejamento e manejo. Um dos grandes erros que o pecuarista comete em relação ao manejo da pastagem é não planejar a quantidade de animais por área, o que afeta diretamente a eficiência de colheita.
A capacidade de suporte das pastagens é bastante variável em função do solo, clima, estação do ano e espécie ou cultivar forrageira. Também o desempenho animal necessário ou desejado e o sistema de produção adotado têm efeito marcante na capacidade suporte da pastagem.
E o que seria a taxa de acúmulo de forragem (TAF)? Taxa de acúmulo representa quantos quilogramas de forragem são acumulados diariamente pela forragem. Ou seja, é a produção/crescimento do capim, normalmente em quilos de matéria seca por dia.
MST = 1.
Para fins de planejamento forrageiro, sugere-se perdas de 60% a 70% — isto é, 30% a 40% de utilização da forragem....É importante lembrar que essa variável depende de muitos outros fatores, como:
A taxa de lotação pode ser definida pelo número de animais – ou unidades animais (1 UA= 450 kg PV) –, dividido pela a área pastejada. Por exemplo: se tivermos uma área de 50 hectares, com 300 cabeças, a taxa de lotação será de 6 cabeças por hectare.
1,15
Com o pastejo rotacionado irrigado, pode-se criar até 12 animais em lactação em cada hectare.
Dependendo da quantidade de resíduo que tem neste pasto, a gente pode colocar oito, até dez cabeças por hectare.
O pastejo das vacas dura, no máximo, um dia e deve-se ter, no mínimo, 30 piquetes. Calcula-se o tamanho de cada piquete em 50 metros quadrados por vaca por dia. A quantidade de vacas na propriedade é a chave para determinar o tamanho dos piquetes.
Utilizar um espaço mínimo de 15m² por animal, ou seja, trabalhando com 20 animais é preciso de uma área mínima de 300m²; Quanto ao cocho, é recomendando dentro desse sistema, uma área de cocho de 50 a 70 cm por cabeça.
A recomendação dos especialistas é utilizar 1 touro para 25 até 30 vacas. A relação pode ser alterada tanto para mais quanto para menos, desde que se tenha o exame andrológico atualizado do reprodutor.
Pecus quer dizer "cabeça de gado". A palavra tem a mesma raiz latina de "pecúnia" (moeda, dinheiro). Na antiga Roma, os animais criados para abate também eram usados como reserva de valor.
O confinamento de gado é um sistema de criação em que lotes de bovinos são alojados em currais ou piquetes com dimensões determinadas. A oferta de água e alimentação de qualidade é feita à vontade, por meio de cochos.
A carne da cabeça é utilizada para a produção de embutidos. O miolo, para quem tem um paladar mais exótico, é consumido na culinária, e das glândulas extraem-se hormônios para medicamentos. Do osso da cabeça é fabricado ração e adubo.
O buraco, com cerca de 70 centímetros de profundidade e 60 de diâmetro para cada cabeça, é pré-aquecido com lenha durante cerca de oito horas. A brasa então é retirada e a lata com a cabeça é colocada no buraco. Para vedá-lo, a brasa é colocada por cima e coberta com terra.
O leite é fundamental para a produção de 400 tipos de queijos, requeijão, iogurtes, manteiga, margarina. Isso sem contar bolos e doces. O couro é usado para fazer sapatos, roupas e até gelatina, que também pode ser feita de osso.
Até o sangue dos bovinos é aproveitado para a produção de plasma, de soro, de farinha de sangue ou sangue solúvel. ... Por seu alto teor de nitrogênio, a farinha de sangue é aplicada como fertilizante; enquanto o sangue solúvel é desidratado e aplicado em ração animal e na cola de madeira compensada.
O búfalo é uma máquina quase perfeita na produção de carne, leite e seus derivados, couro e trabalho.