Para as empresas, a aplicação do 5S reflete em um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, incentivando a participação de todos com o objetivo de evitar desperdícios e retrabalhos, refletindo na redução de custos, melhoria da qualidade e da produtividade.
Como visto anteriormente, adotar a metodologia 5s traz inúmeros benefícios às indústrias e empresas, como um todo. Com ela, é possível diminuir os desperdícios e aumentar a produtividade, além de melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade de vida de todos os colaboradores.
ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO 5S. O 5S tem origem japonesa, são eles: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Essa é uma ferramenta que gera oportunidades de melhoria. Afinal, cria-se uma cultura de organização, onde tudo deve estar em seu devido lugar, possibilitando a redução de desperdício e otimização do tempo.
O 5S promove também a maior segurança e saúde dos trabalhadores por conta da maior limpeza e das regras ergonômicas implantadas. Em síntese, o 5S promove uma melhoria na qualidade de vida dos funcionários no local de trabalho, reduz o tempo de produção e aumenta os lucros da empresa.
O 2º senso do sistema 5S pode ser aplicado não só no ambiente organizacional, mas também na vida pessoal, manter a sua mesa de trabalho organizada ou seu espaço de convívio organizado, te auxilia a organizar melhor suas tarefas, pensar com clareza, obtendo mais foco e ganhado maior eficiência.
Aplicando o 5S na vida pessoal: como eliminar a bagunça e se manter organizado
Aplique Seiri em sua casa e em seu escritório. Nos armários, nas gavetas, nas escrivaninhas. Tenha o senso de utilização presente em sua mente. Se lhe ocorrer a frase: “Acho que um dia vou precisar disto...”, descarte o objeto em questão, pois você não o utilizará.
Como aplicar os 5S em sua casa.
Então, se você se identificou, vamos seguir para o passo a passo de como implantar o 5S.
O ideal é fazer as coisas simples. O simples é coisa mais difícil do mundo. Muitas ações preconizadas na aplicação dos sensos são óbvias e aparentemente podem parecer muito fáceis.
Planejamento e Implantação dos Sensos do Programa 5S no Almoxarifado Central: a. Senso da Utilização: definir a área e os critérios para o descarte; dividir os colaboradores em equipes de trabalho; classificar os materiais a serem descartados. Esta etapa terá início com o “Dia D” – Lançamento do Programa.
Os principais benefícios da metodologia 5S são:
- Seiri: Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc, na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
Os 5S representam cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, traduzidos respectivamente como senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso normatização e senso de autodisciplina.
Quando falamos da primeira fase de um programa 5s, estamos falando de seiri. Ela representa o senso de utilidade e organização e tem como objetivo retirar objetos desnecessários dos locais de trabalho e reduzir o desperdício. ... O objetivo do seiri é identificar e eliminar objetos desnecessários no ambiente de trabalho.
O Seiri significa senso de organização e descarte, e tem por objetivo tornar o ambiente de trabalho mais útil e menos tumultuado, com somente objetos, ferramentas, documentos e materiais disponíveis do que realmente se usa mais.
Shitsuke é o senso da autodisciplina. A padronização é essencial para a qualidade. Portanto, shitsuke estabelece que é preciso procurar transformar os sensos anteriores em hábitos e se comprometer com os padrões técnicos, éticos e com a melhoria contínua.
O Senso de Autodisciplina ou Shitsuke é o 5º S do Programa 5S's....Para começar a colocar em prática o 5º S:
Ter o senso de disciplina é desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam escritas ou informais. Este hábito é o resultado do exercício da força mental, moral e física.
O Senso de Autodisciplina ou Shitsuke é o 5º S do Programa 5S's. Esse senso indica o momento em que as pessoas se conscientizam da necessidade de buscar o auto-desenvolvimento e consolidar as melhorias alcançadas com a prática dos “4S” anteriores.
O Seiketsu é conhecido como senso de padronização. Nele está inserido a implementação de ideias que aumentem a qualidade em geral. Tal qualidade refere-se tanto a aparência física do ambiente, como dos colaboradores de uma empresa ou negócio.
Em uma frase significa: “Manter as condições de trabalho, físicas e mentais, favoráveis à saúde” (Silva,1996).
O 4º S do Programa 5S's é o Seiketsu ou Senso de Higiene ou Saúde. O Seiketsu visa a melhoria da qualidade de vida, criando condições que favoreçam a saúde física, mental e emocional, a partir de práticas de higiene. O senso de higiene reforça a necessidade de uma mudança comportamental.
Resumindo, o senso de asseio é a conservação da limpeza e da organização obtidas anteriormente através do estabelecimento de normas e rotinas.
Além do ambiente de trabalho o asseio pessoal acaba melhorando, pois os funcionários, não querendo destoar do ambiente limpo e agradável, acabam por incorporar hábitos mais sadios quanto à aparência e higiene pesssoais. ... melhoria do ambiente de trabalho; melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc)
Mais agilidade e produtividade; Redução de custos; Maior durabilidade de máquinas e equipamentos; ... Como é possível notar, cada um dos cinco sensos proporciona vantagens em comum, como a diminuição de desperdícios e o aumento da produtividade.