EQST

O Que A SIDA?

O que a SIDA? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é a SIDA?

SIDA significa Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida. É um conjunto de sinais e sintomas bem definidos que podem surgir em indivíduos com a infecção pelo VIH.

Qual é a diferença entre ser soropositivo e ter SIDA?

Quando a pessoa é contaminada, passa a ser soropositiva. Porém, muitos soropositivos podem viver anos com o vírus sem desenvolver a doença e ter sinais e sintomas de aids. No entanto, mesmo sem desenvolver a doença, quem tem o vírus HIV pode transmiti-lo para outras pessoas.

O que é soropositivo e soronegativo?

A presença de anticorpos específicos para o HIV no sangue deste indivíduo é que o define como soropositivo, significando que ele porta o vírus e pode espalhá-lo para outras pessoas. Soronegativo significa que o corpo não produziu anticorpos para o vírus.

O que quer dizer pneumocistose?

A pneumocistose grave é caracterizada por inflamação pulmonar neutrofílica, que pode resultar em dano alveolar difuso, troca gasosa prejudicada e insuficiência respiratória. O comprometimento respiratório está mais correlacionado com o grau de inflamação pulmonar do que com o grau de infecção pelo Pneumocystis.

Como se pega pneumocistose?

A pneumocistose é transmissível por meio de contato com gotas de saliva dos pacientes que têm a doença (pode ser ao falar, tossir, espirrar).

O que é profilaxia de pneumocistose?

A profilaxia primária da pneumocistose reduz o risco de sua ocorrência em aproximadamente nove vezes. A utilização de sulfametoxazol/trimetoprim na profilaxia primária da pneumonia por Pneumocystis jirovecii teve impacto na mortalidade por aids mesmo antes da utilização dos esquemas anti-retrovirais altamente ativos.

O quê causas pneumocistose?

A pneumocistose é uma doença infecciosa oportunista causada pelo fungo Pneumocystis jirovecii, que atinge os pulmões e causa dificuldade para respirar, tosse seca e calafrios, por exemplo.

Como tratar pneumocistose?

O tratamento para a pneumocistose recomendado pelo clínico geral ou pneumologista envolve o uso de antimicrobianos, sendo normalmente indicado o uso de Sulfametoxazol-Trimetoprim, por via oral ou intravenosa, por cerca de 3 semanas.

O que que é pneumocistose?

A pneumocistose continua sendo uma das infecções oportunistas mais prevalentes em pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV). O micro-organismo foi primeiramente identificado como um protozoário há quase 100 anos e reclassificado posteriormente como fungo.