O mapeamento de perfil comportamental é uma espécie de questionário que tem por escopo identificar competências nos colaboradores, com o intuito de formar “grupos”, considerando-se suas características, mas em distintos tipos de perfis.
Esse mapeamento trás benefícios como eliminação de tarefas desnecessárias, reduz atrasos e custos, automatiza rotinas, esclarece os papeis de cada um dentro do processo, agiliza mudanças nos processos, padroniza as melhores práticas de produção, entre outros.
O mapeamento é uma forma de gestão e organização desses processos, que são pontos-chave do funcionamento de uma empresa, de forma a torná-los mais eficazes.
O mapeamento permite prever de maneira realista as necessidades de recursos materiais e operacionais para cada processo, evitando esse problema.
O mapeamento de processos é uma ferramenta utilizada em projetos de melhoria/transformação de processos e possibilita identificar gargalos, delimitar funções e papéis, prever recursos, estimar custos e mensurar o desempenho do processo.
O mapeamento de processos ajuda o gestor a identificar os gargalos operacionais, que podem prejudicar significativamente qualquer capacidade produtiva de uma empresa. Eles são capazes de atrasar os produtos finais, tornar os clientes insatisfeitos, esgotar os colaboradores, e dificultar o alcance das metas.