Resposta: A imagem de Jeca Tatu foi utilizada inclusive como instrumento em operações de esclarecimento sobre a importância do saneamento público e a urgência em erradicar doenças como o amarelão, que matava tantas pessoas nos anos 20.
Resposta. Foi o amarelão, pois Monteiro descreve o Jeca como uma pessoa de pele amarelada. Essa doença é contraida através do contato com a larva da doença.
Resposta: O apelido de Jeca-Tatu advém da maneira como vivia. Caipira assumido e sempre muito sujo. Daí o TATU, que é um animal que vive em buracos na terra.
Resposta. Explicação: ÉCA Tatú era um pobre caboclo que morava no matto, numa casinha de palha. Vivia numa completa pobreza, em companhia da mulher, muito magra e feia, e de varios filhinhos, pallidos e tristes.
São Paulo, São Paulo, Brasil
Jeca disse a ele que sentia muito cansaço e dores pelo corpo. O médico constatou que tratava – se de uma doença chamada de ancilostomose, o amarelão. Explicou que tal doença era causada por pequenos vermes que entravam no seu corpo através da pele, principalmente da perna e dos pés.
1 Diz-se de pessoa que mora na zona rural; araruama, caipira. 2 Diz-se de pessoa que revela mau gosto ou falta de requinte; brega, cafona. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Antôn : sofisticado , urbano . ETIMOLOGIA np Jeca.
GECA é o nome mais curto de uma doença chamada gastroenterocolite aguda, que é uma inflamação gastrointestinal. A GECA pode ser provocada por vírus, bactérias e parasitas, transmitidos pelo ar, contato da mão com a boca e/ou intoxicação alimentar.
A expressão "ai calica" é uma gíria utilizada quando achamos que algo é verdadeiramente muito bom. ... Muitas vezes as gírias são utilizadas em demasia, o que faz com que uma conversa entre pessoas de uma mesma região ou contexto se comuniquem entre si quase que em um dialeto novo.
Concordar com algo; Aceitar alguma proposta. É como se fosse um "ok, beleza! Vamos nessa!"