EQST

O Que Forma Inativa?

O que é forma inativa?

Os pró-fármacos são fármacos que são administrados em forma inativa, sendo ativados somente após biotransformação (metabolismo normal). Estes podem melhorar a absorção ou a ação. Podem ter ativação intracelular ou extracelular. Normalmente uma droga é administrada na forma ativa e inativada pela biotransformação.

Qual o objetivo da metabolização dos fármacos?

Os fármacos podem ser biotransformados por oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, em geral, concentram-se no fígado.

Como a reciclagem Êntero hepática influência no tempo de ação dos fármacos?

3) Eliminação biliar e circulação êntero-hepática: Conjugados hidrofílicos de fármacos são concentrados na bile e transportados ao intestino, onde são metabolizados. Depois, os fármacos retornam à forma ativa, a partir da hidrólise de glicuronídeo, e podem ser reabsorvidos – circulação êntero-hepática.

Quais são as principais formas de depuração de fármacos?

As principais vias de administração de fármacos são: via oral (a mais usada), via intravenosa, via intramuscular, via subcutânea, via retal.

Como o tempo de Meia-vida interfere na posologia de fármacos?

Ou seja após um - meia-vida, a concentração da droga no corpo será metade da dose começando. Com cada meia-vida adicional, menos da droga é eliminado proporcional. Contudo, o tempo exigido para que a droga alcance a metade da concentração original permanece constante.

Como calcular o tempo de meia vida do fármaco?

Pode ser determinada através da seguinte equação: kel = 0,693 / t1/2, em que t1/2 é o tempo de meia vida do fármaco. O tempo de meia vida (t1/2) é o tempo que demora a que a concentração plasmática do fármaco seja reduzida para metade da concentração inicial (50%).

Qual a relação da meia vida de eliminação com a duração do efeito desejado de um farmaco?

Diz-se que a concentração do estado de equilíbrio (Css) é alcançada após 4-6 intervalos de meia-vida; o paciente alcançará 50% de equilíbrio dinâmico após uma meia-vida do fármaco, 75% de equilíbrio dinâmico após duas meias-vidas, 87,5% após três meias-vidas e 94% após quatro meias-vidas, conforme figura abaixo.

Quando a droga pode ser considerada absorvida pelo organismo?

Dependendo das propriedades químicas, os fármacos podem ser absorvidos do Trato Gastrointestinal (TGI) por difusão passiva, difusão facilitada, transporte ativo ou endocitose (WHALEN et al., 2016): Difusão Passiva: O fármaco se move da região de concentração alta para a de concentração baixa.

Qual a importância da farmacologia para o técnico de enfermagem?

Nos cursos de enfermagem a disciplina de farmacologia possui a importante missão de formar profissionais com conhecimentos científicos que contribuam para a execução de uma terapêutica racional, na qual os riscos sejam apenas aqueles decorrentes da natureza química do fármaco, mas não da ação humana inadequada.